Bike around Portugal: etapa 31

Hoje pedalámos ao longo da bonita Ecovia Rio Lima onde desfrutámos da tranquilidade rolante da paisagem envolvente. Acompanhando o rio Lima fomos ao encontro do Atlântico, que nos trouxe um sabor agridoce, não fosse ele nos lembrar que já falta pouco para esta travessia terminar. Pedalámos depois ao longo da Ecovia Litoral Norte, onde passámos por algumas praias e seguimos até Esposende.
António Gavinho -
Bike around Portugal: etapa 31
Bike around Portugal: etapa 31

Contrastando com os dias de montanha que pedalámos ao longo das últimas etapas, hoje foi um dia quase de descanso, com poucos quilómetros e quase sem subidas. Começámos a pedalar de manhã cedo pela Ecovia, lado a lado com o rio Lima. Durante aproximadamente 17km desfrutámos da tranquilidade rolante da paisagem envolvente. Erámos nós, o rio e os caminhos fantásticos pela Natureza. Depois, as longas retas em harmonia com a natureza pouco a pouco deram lugar a um crescente frenesim de carros e pessoas, num traçado que se foi tornando mais e mais urbano, à medida que íamos cruzando algumas aldeias e povoações e aproximando-nos do mar.

Com o Atlântico já perto, rumámos em direção à Praia da Pedra Alta. Foi assim, com mais de 2000 km percorridos, que voltámos a reencontrar o mar e a sentir a sua brisa marítima, o que teve de certa forma um sabor agridoce. Se por um lado é sinónimo de conquistas, por outro lembra-nos que já falta pouco para terminar.

Bike around Portugal: etapa 31

Pedalámos ao longo de alguns troços da Ecovia do Litoral Norte e passámos junto da Praia de Castelo de Neiva e da Praia de Antas. Depois, evitando a costa mais acidentada, seguimos ligeiramente para o interior num segmento sempre em calçada, num contínuo de casas e pequenas igrejas até reencontrar o mar, na Praia de Rio de Moinhos.

Voltámos a pedalar ao longo da Ecovia, desta vez pelo troço de Rio de Moinhos – Cepães, por fantásticos passadiços, onde seguimos até Esposende, onde terminou a etapa.