comitium

Absa Cape Epic 2021: datas, etapas, gráficos e guia oficial

Neste artigo mostramos todos os detalhes de uma das provas por etapas mais duras do mundo.

Absa Cape Epic 2021: datas, etapas, gráficos e guia oficial
Absa Cape Epic 2021: datas, etapas, gráficos e guia oficial

Depois de em 2020 ter sido cancelada, a Absa Cape Epic confirmou que este ano será mesmo realizada. O evento está agendado entre 17 e 24 de Outubro na África do Sul. No final deste artigo poderás encontrar o link do guia oficial da prova com todos os detalhes de cada etapa. Lembramos que a edição deste ano tem 655 km, com um desnível acumulado de 15.500 metros. 

cape
 

ETAPAS DA ABSA CAPE EPIC 2021

etapas
 
Prólogo

Como não podia deixar de ser, o início da Absa Cape Epic tem um Prólogo, no qual as subidas empinadas e as descidas técnicas servirão de aquecimento para os participantes. 

profiles prologue 960 0 1
 

A partida e a chegada serão na Universidade de Cape Town, e o pequeno, mas duro percurso terá 20 km com nada mais nada menos do que 600 metros de desnível através do conhecido Parque Natural Table Mountain. 

Etapa 1

O vale del Ceres será o cenário de uma etapa que desde 2013 não baixava dos 100 km. Desta vez terá 97 km e os participantes terão de demonstrar a sua habilidade numa subida técnica após deambularem por terrenos agrícolas. 

nova etapa
 
Etapa 2

Esta será mais uma jornada marcada pela técnica, desde o vale de Ceres até aos sinuosos trilhos de Bokkeveld. No total serão percorridos 95 km marcados por 2.050 metros de desnível acumulado, que fazem desta etapa uma das mais duras de toda a prova. 

crescer
 
Etapa 3

O bucólico vale de Tulbagh esconde uma etapa marcada pelas subidas e descidas. Duas cadeias montanhosas terão de ser percorridas e embora esta etapa não seja tão intensa como a segunda, o descanso e a recuperação serão fundamentais. No total, os participantes terão pela frente 91 km nesta jornada. 

etapa 4
 
Etapa 4

Depois da dureza das últimas jornadas, a etapa 4 deve ser encarada com cautela, pois será necessário regular o andamento. Serão percorridas estradas e caminhos rurais, contudo os últimos quilómetros dos 105 que totalizam a jornada serão bastante técnicos, pelo que a concentração e a forma física voltarão a ser uma peça chave. 

etapa 5
 
Etapa 5

Esta etapa será marcada pelas subidas. A partida será dada em Wellington, e os particpantes terão de enfrentar 2.900 metros de desnível acumulado. As subidas estarão presentes durante todo o percurso, mas a parte final possui um singletrack sempre em descida, mas que convém fazer com atenção redobrada. 

etapa 6
 
Etapa 6

A penúltima etapa não será misericordiosa, pois todo o perfil da jornada será quebra pernas. Não haverá um único momento de descanso nos 95 km desta jornada. 

última etapa
 
Etapa 7

A etapa final desta prova por etapas inclui muitas subidas e descidas. No total, serão 68 tortuosos quilómetros que unirão Wellington a Val de Vie. 

mapa
 
vista
 

Consulta o guia digital da prova aqui

Arquivado em:

Cape Epic 2021 foi adiada para Outubro

Relacionado

Cape Epic 2021 foi adiada para Outubro

Cape Epic Virtual vai ser disputada no Zwift

Relacionado

Cape Epic Virtual vai ser disputada no Zwift

Edição nº19 da revista BIKE já nas bancas

Relacionado

Edição nº19 da revista BIKE já nas bancas

Os melhores videos