Antes de fazeres qualquer alteração na tua bicicleta, deves consultar um médico e descartar uma lesão após fazeres uma ressonância magnética ou outro meio de diganóstico. Se o médico disser que não é uma lesão física, agora sim está na hora de resolver o problema fazendo as seguintes alterações:
1) Esta lesão pode aparecer se os cleats nos teus sapatos estão demasiado adiantados, já que se pedalamos desta forma a tensão na zona do calcanhar de Aquiles aumenta consideravelmente, pois o pé está em tensão e é este tendão que mantém uma tensão constante. Lembramos que a posição correta do cleat é quando conseguimos situar o eixo do pedal (5-8 mm) recuado em relação à cabeça do primeiro metatarso (joanete) se colocarmos o cranque na posição horizontal e o pé numa posição plana.
2) Outro motivo que pode causar este problema é um selim demasiado alto que obriga a perna a esticar em excesso e provoca uma sobrecarga de tensão no tendão. A solução é tão simples que basta baixar o selim para evitar que pedales na ponta dos pés.
3) Por último e apesar de ser menos frequente, um selim demasiado baixo também pode estar relacionado com este desconforto se a pedalada é feita com o calcanhar demasiado baixo durante a fase de carga. Como vimos, um bom ajuste da bicicleta normalmente é a solução da maioria dos problemas e dores que surgem nas nossas voltas de bicicleta.