Na verdade, a resposta está implícita na pergunta. Porque quando falamos de abuso significa que estamos a usar o bloqueio indevidamente, como em certas situações onde este não deveria estar ligado. Uma das avarias mais comuns é com o comando do bloqueio. Como o próprio nome indica, uma suspensão serve para amortecer e não para ir bloqueada o tempo todo. Por isso não podemos exigir que mantenha a sua integridade quando não é usada devidamente.
Não uses o bloqueio em pisos muito irregulares ou em descidas, onde colocas mais peso na dianteira. Os retentores, que mantêm o óleo dentro da suspensão, irão sofrer muito com a pressão elevada que se cria quando o óleo não flui. Por isso é importante que te lembres de desbloquear se vens do alcatrão e entras num trilho técnico. Em trilhos mais lisos ou de gravilha, podes usar o bloqueio sem qualquer problema. E em suspensões de determinado preço, onde já tens ajuste do bloqueio e um sistema de plataforma, podes ajustar a suspensão ou o bloqeuio intermédio de modo a que a suspensão não funcione com a pedalada, mas amorteça as pancadas, evitando assim altas pressões de óleo internamente.
E à parte destas dicas, lembra-te que qualquer componente da tua bike requer manutenção, isto se queres que dure muito tempo. Sempre que possível segue as recomendações do fabricante no que respeita aos intervalos de manutenção e tipo de intervenção a efetuar.