Quando é que é necessário mudar de cassete?

Neste artigo saberás distinguir uma cassete em perfeito estado de uma que precisa de uma substituição.
Carlos Pinto
Quando é que é necessário mudar de cassete?
Quando é que é necessário mudar de cassete?

Provavelmente já reparaste que a cassete da tua bicicleta tem dentes de diferentes alturas, alguns semi-dobrados e outros aparentemente desgastados, mas isso é normal. As cassetes modernas têm uma configuração especial que favorece a transição mais rápida entre os carretos, pelo que aparentam - pela aparência dos dentes - estar desgastados quando na verdade não estão.

Como se pode ver no gráfico, numa cassete sem uma configuração específica dos dentes (bem como nas cassetes desgastadas), a corrente precisa de uma rotação maior para mudar completamente de carreto, além de que a corrente não encaixa completamente até toda ela estar introduzida no carreto de destino. Nas correntes com design de dentes específica, a corrente salta imediatamente e, ao produzir uma transição suave, engrena perfeitamente a partir do momento que começa a entrar no carreto de destino. Quando é que é necessário mudar de cassete?

Portanto, um dos primeiros sinais de que a cassete precisa de substituição é esta passagem mais prolongada de carreto para carreto (embora devas assegurar primeiro de que as mudanças estão bem afinadas), as passagens involuntárias de mudanças, a ausência de alguns dentes (que se vão partindo ou dobrando) ou o estreitamento e encurtamento desses mesmos dentes.

De qualquer forma, sempre que mudares de cassete é imperativo substituires a corrente e pode ser necessário mudar a(s) cremalheiras. O ideal é, se for necessário, mudar tudo ao mesmo tempo, para assegurar uma transição eficaz. Aproveita e substitui o(s) cabo(s) das mudanças e/ou as espirais (bichas) para te certificares de que tudo fica a funcionar a cem por cento.

Como regra geral - mas depende de caso para caso - o ideal é mudar a corrente cada 1.500 a 2.000 km para que não dê tempo de se alongar o suficiente, o que pode desgastar prematuramente a cassete. Se o fizeres, a cassete pode durar até três substituições de corrente.