Beber apenas água é suficiente?

Durante os teus passeios de bicicleta costumas apenas beber água, além de comer algumas barras ou géis? Será que deves adicionar algo à água ou ela é suficiente?
Yago Alcalde e Carlos Pinto -
Beber apenas água é suficiente?
Beber apenas água é suficiente?

Antes de recomendarmos algo, seria interessante saber o ritmo a que costumas ir nos teus passeios de bicicleta, já que as exigências são diferentes em função da intensidade a que pedalas. Mas podemos fazer recomendações gerais. Quando fazemos passeios longos (mais de 3 ou 4 horas), além de perder líquidos também perdemos alguma quantidade de sódio que convém repôr durante a volta para não sofrer nenhum tipo de desiquilíbrio. Embora não seja frequente, por vezes surgem casos de hiponatremia se fizermos muito exercício, bebermos muita água e não repormos o sódio perdido. Esta situação de déficit de sódio pode gerar complicações no estado de saúde. Para evitar problemas, recomendamos-te que nestas voltas longas uses algum tipo de bebida desportiva existente no mercado. Todas levam sódio na sua composição.

Segundo os estudos realizados, durante o exercício não é necessário repôr mais sais minerais além do sódio, embora os fabricantes introduzam outros compostos. Outro composto que a maioria das bebidas desportivas incluem e que é interessante repôr durante o exercício são os hidratos de carbono ou açúcares. Ir bebendo ou comendo alimentos ricos em hidratos de carbono é a melhor forma para nos cansarmos menos, já que é este combustível que os músculos exigem quando estamos a pedalar. Em suma, aconselhamos-te a consumir alguma bebida que inclua sódio e açúcares durante as tuas voltas mais exigentes.