Conselhos de compra

TESTE: casaco Gobik Superarmour

Este casaco está desenhado para temperaturas extremas e é capaz de manter a parte superior do corpo aquecida e seca, mesmo com temperaturas negativas, conciliando proteção, respirabilidade e liberdade de movimentos. Este é o nosso veredito. 

Sergio Lorenzo // Fotos: César Cabrera

3 minutos

Testámos o casaco Gobik Superarmour

No Inverno é complicado praticar ciclismo, BTT ou gravel. O frio, o vento, a chuva ou a neve fazem com que qualquer volta se converta num autêntico desafio, e sem a roupa adequada o nosso conforto fica comprometido. Neste tipo de condições, a proteção do tronco é uma prioridade, por isso é necessário ter um casaco que realmente proteja do frio, não só por uma questão de conforto, mas também de segurança e mesmo de saúde, nos casos mais extremos. O casaco Gobik Superarmour surgiu precisamente para isso mesmo: manter a parte superior do corpo quente e seca, mesmo nos dias mais rígidos de Inverno, para que possamos continuar a pedalar, mesmo que o termómetro mostre valores negativos. 

O Superarmour faz parte da coleção UNITY Cold26 da Gobik e é a peça de vestuário mais avançada na gama de Inverno. Tem um design cuidado, elegante e minimalista, combinando funcionalidade e estilo numa peça que protege e isola o corpo do frio, mas sem adicionar peso. É indicado sobretudo para temperaturas entre os -8ºC e os 7ºC, e está disponível do tamanho 2XS ao 2XL numa versão unissexo. Pesa somente 425g no tamanho M e é bastante confortável, mesmo em voltas longas. No entanto, o seu elevado preço - 395€ - é o reflexo de todas as tecnologias adotadas e tecidos premium, portanto não é propriamente um casaco acessível a todos. 

A membrana exterior eVent DVstorm protege do vento e da chuva, assegurando respirabilidade, enquanto o isolamento interior é assegurado pela tecnologia Polartec Alpha, que proporciona calor, sem comprometer a leveza e a liberdade de movimentos. Na prática, não sentimos qualquer limitação dos movimentos nos ombros nem nos braços, inclusivé em posições de condução da bicicleta mais aerodinâmicas, o que é raro em casacos indicados para temperaturas tão baixas. 

O MELHOR. Respirabilidade, proteção térmica e liberdade de movimentos. Proteção face ao frio mais extremo, sem comprometer o conforto. 

Mas há mais detalhes que vale a pena mencionar... Possui um fecho integral YKK Vislon Aquaguard com aba magnética, gola alta com camada dupla, pulsos com fecho compatíveis com luvas e detalhes refletores para melhorar a nossa segurança. Inclui dois bolsos interiores na parte inferior das costas, aos quais podemos aceder através de dois fechos laterais, protegendo os nossos pertences da chuva. Embora em andamento seja difícil aceder a estes bolsos, os pertences ficam seguros no seu interior e também é possível aceder aos bolsos de um jersey interior, se o usarmos como camada interior. 

Durante o nosso teste, o Superarmour cumpriu exatamente aquilo que prometeu: proteger e manter seca a parte superior do corpo em condições extremas. Andámos com ele em dias muito frios, com chuva e mesmo com neve, e nunca sentimos desconforto ou frio no tronco, ao contrário de outras zonas como os pés, mãos e pernas devido à exposição ao frio. 

Durante subidas prolongadas e esforços intensos, o casaco regula muito bem a temperatura, evitando a sensação de sobreaquecimento graças à respirabilidade da sua membrana e à ventilação. A possibilidade de usar camadas internas consoante a temperatura torna-o ainda mais versátil. Na maioria das nossas saídas, usámos somente uma camisola interior térmica e não sentimos que era necessário mais alguma peça. No entanto, nos dias realmente muito frios, pode ser usada outra camada sem que a liberdade de movimentos fique prejudicada. Os fechos nas mangas facilitam o encaixe de luvas mais compridas e no cômputo geral, este casaco permite pedalar com total liberdade. É como se usássemos um casaco leve de ciclismo, mas com a proteção de uma peça de vestuário específica para o Inverno. 

A MELHORAR. Preço elevado. Unissexo, não há modelo específico para homem ou mulher. 

Es suma, o Gobik Superarmour é um casaco de alta gama que combina isolamento térmico, impermeabilidade, respirabilidade e proteção absoluta nas condições mais adversas, sem comprometer a mobilidade. Tem um design cuidado e elegante, foi desenvolvido e testado no WorldTour, sendo uma peça a ter em conta no Inverno. O seu preço elevado é um contra a ter em conta, mas em compensação, para aqueles que continuam a treinar no Inverno, é uma excelente escolha, sobretudo para os que procuram a máxima proteção e segurança.

FICHA TÉCNICA

  • Características: Temperatura ideal de utilização entre -8 e +7º. Membrana eVent DVstorm e proteção térmica interior Polartec Alpha. Fecho YKK Vislon AquaGuard com aba magnética. Pulsos ajustáveis com fecho. 2 bolsos interiores. Aberturas traseiras com fecho.
  • Opções: Tamanhos: XXS, XS, S, M, L, XL e XXL. Só disponível em negro. Unissexo.
  • Peso:  425 g (tamanho M).
  • Preço: 395€.

Poderás encontrar mais informações em GOBIK.

Etiquetas:

Relacionados