A indústria do vestuário de ciclismo evoluiu muito nos últimos anos, fruto das inovações tecnológicas que tornam compatíveis características que até há poucos anos eram inconciliáveis. Por exemplo, há dez anos, se um casaco fosse impermeável não seria respirável e se tivesse uma proteção eficaz contra o vento, também não deixaria a humidade (suor) sair.
Várias marcas e institutos especializados na produção de tecidos inovadores desenvolveram tecnologias que permitem, hoje em dia, conciliar características como a impermeabilidade com a respirabilidade. É o caso da Polartec com a tecnologia Air Core, desenvolvida em parceria com a Castelli.
O resultado é um casaco que redefine tudo aquilo que conhecemos até hoje em termos de vestuário específico para ciclismo e que coloca a fasquia bem alta.
UM CONCEITO POLIVALENTE
O nome deste casado diz tudo: Perfetto RoS. De facto, é um casaco tão polivalente que podemos usar no Outono, Inverno e Primavera, tornando-o perfeito (perfetto, como se diz em italiano) para aqueles dias em que faz chuva ou sol (Rain or Shine = Chuva ou Sol).
VÊ AQUI O VÍDEO
A membrana principal é fabricada através de um processo denominado eletrofiação, no qual um polímero hidrofóbico patenteado é empurrado através de uma agulha hipodérmica carregada a 20.000 volts. Sob pressão, emite um jato fino de filamentos microscópicos, aproximadamente 100 vezes menores do que um fio de cabelo humano, que caem como neve para criar uma camada muito densa que também permite a passagem de ar.
Esta combinação única de permeabilidade ao ar e a membrana de nanofibras de Polartec, permite que o Air Core nos mantenha secos sem perder a capacidade de reter a entrada da chuva, assegurando que o frio não entra.
Deste modo, o Perfetto RoS 3 oferece o mesmo rendimento, tanto em condições secas como húmidas (chuva), e em temperaturas variadas.
DETALHES A TER EM CONTA
Embora seja um casaco, tem tecido relativamente fino, as costuras dos ombros são seladas (para evitar a entrada de água) com uma camada refletora e o fecho integral YKK Vislon pode ser aberto pelas duas extremidades, algo extremamente útil em subidas (para ajudar a evacuar o vapor de água do dorso). Também inclui um rebordo em tecido que protege 80% do fecho, ajudando a isolar a entrada do frio e da chuva. A extremidade das mangas não possui silicone, em vez disso o tecido é elástico. Já a extremidade inferior conjuga tecido elástico com micropontos em silicone.
Acresce o facto de incluir dois fechos laterais com rede que ajudam a refrescar o interior.
O corte não é totalmente justo ao corpo, o que é uma mais valia, porque possibilita ao ar circular. E nos dias mais frescos podemos usar uma base layer mais volumosa sem ficarmos sufocados.
A parte traseira é mais prolongada para nos proteger dos salpicos da roda traseira em dias de chuva. E inclui três bolsos, embora nenhum deles tenha fecho. Neste aspeto, é um ponto negativo, porque seria interessante incluir um bolso vedado com proteção impermeável.
Estes três bolsos incluem furos para escoar a saída de água em dias de chuva e não faltam refletores, o que ajuda à visibilidade.
Após usarmos este casaco em várias situações diferentes e em temperaturas díspares, recomendamos usar sobretudo entre os 5 e os 15ºC, usando uma camisola interior técnica específica. Não se trata propriamente de um casaco térmico, embora seja indicado para esta altura do ano, por isso mesmo é necessário conjugar com uma baselayer mais quente (lã merino) nos dias muito frios ou perfurada nos dias amenos.
Como as suas principais características se prendem com a respirabilidade, impermeabilidade e proteção corta vento, trata-se de um casaco de alto rendimento. Na maioria das situações, cumpre aquilo que promete, mas nos dias em que optamos por fazer séries, é mais difícil evacuar o suor, portanto é mesmo necessário abrir o fecho até meio e usar as aberturas laterais.
Em todo o caso, tendo em conta as suas mais-valias, é sem dúvida um casaco que podemos usar na maioria das situações quer em BTT, gravel ou estrada. É resistente, seca rapidamente após a lavagem (em pouco mais de uma hora está seco) e o seu corte anatómico, mas sem ser muito justo faz com que seja um dos nossos casacos favoritos para o Outono, Inverno e Primavera.
Como curiosidade, a Sportful (marca que pertence ao grupo da Castelli) também possui um casaco com esta tecnologia. Além disso, o Air Core está a ser tão apreciado pela indústria do desporto que várias marcas de vestuário outdoor vão adotá-lo.
VERSÕES E PREÇO
O casaco Perfetto RoS 3 está disponível em modelos para homem e mulher. Na versão masculina podemos encontrar do tamanho XS ao 3XL e em quatro combinações de cor: Rich Red/Black Reflex, Light Black/Silver Reflex, Mocha/Black Reflex e Pool Blue/Black Reflex. Por sua vez, o modelo para mulher está disponível do XS ao XL nestas tonalidades: Hibiscus/Black Reflex, Pool Blue/Black Reflex, Mango Mojito/Black Reflex e Light Black/Silver Reflex.
Em ambos os casos custa 249,95 euros. Poderás encontrar mais informações deste casaco no site da Castelli e lembramos que a CDC Sport é a distribuidora em Portugal.
