Cada vez mais pessoas usam a bicicleta nas suas deslocações diárias. Não só portugueses, mas também estrangeiros a residir no nosso país, o que de certa forma tem servido de catalizador para as novas gerações, ávidas por experimentar este meio de transporte que é neutro em emissões de carbono e permite adquirir hábitos saudáveis (ao pedalares pelo menos meia hora por dia, melhoras o teu sistema cardiovascular e a nível mental libertas hormonas que te ajudam a estar mais bem disposto).
No entanto, tal como acontece em todos os países do mundo, há sempre roubos, por isso se tens de deixar a tua bicicleta num sítio não vigiado ou num local onde não consegues ter acesso visual constante, convém comprar um cadeado de boa qualidade. Mas sejamos sinceros, há inúmeros cadeados à venda no mercado, e a maioria não cumpre as exigências mínimas.
Este Orbit que testámos da marca Tex-Lock, cumpre três requisitos que, do nosso ponto de vista, são essenciais: é comprido (o que permite proteger o quadro e as rodas), o sistema de aperto é robusto (através de chave diferenciada e canhão de boa qualidade) e a proteção do cabo é praticamente inquebrável.
Quanto ao comprimento, está disponível em duas medidas: 100 e 120 cm. Pode parecer um pormenor sem importância, mas ter 100 ou 120 cm permite, por exemplo, colocar o cabo em aço endurecido à volta do quadro, rodas e do ponto físico - poste, suporte estático -, o que não acontece em cadeados mais pequenos ou com formatos distintos. Convém salientar que as rodas e os quadros das bicicletas são dos componentes mais roubados devido ao seu valor comercial no mercado em segunda mão.
Quanto ao sistema de aperto, é composto por um robusto canhão e por uma chave diferenciada. É literalmente impossível colocar uma chave de fendas no canhão ou uma tesoura, o que dificulta ou impossibilita o roubo. A chave usada é longa, tem um formato físico próprio e isso também dificulta o trabalho dos "amigos do alheio".
Outro pormenor importante é a rotatividade do sistema de engate, o que evita que o canhão esteja sobre pressão excessiva, aumentando a sua durabilidade. Por último, o cabo é grosso, robusto e a sua cobertura (corda de nova geração com fibras inovadoras) é suave, evitando danificar a pintura da bicicleta. O próprio canhão está protegido com uma cobertura que evita danificar os quadros que tenham verniz.
Embora não seja um cadeado leve, não é dos mais pesados do mercado e a corda que envolve o cabo endurecido é de facto fantástica, dado que é resistente ao corte (mesmo usando uma serra ou um alicate de grande volume não conseguir cortá-lo) e resistente ao fogo.
O kit nesta medida e nesta cor (há sete disponíveis) custa 159,90 euros e inclui o cadeado e duas chaves.
No cômputo geral, é uma excelente opção para evitar roubos, desde que seja usado da forma mais correta (envolvendo o quadro e uma das rodas). Pesa praticamente 1,55 kg e adorámos o facto de estar totalmente protegido, portanto não risca o quadro da bicicleta (se tens uma bicicleta que custou alguns milhares de euros, sabes que esta é sem dúvida uma das maiores preocupações).