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Pneus semi-slick: quando é que devemos usá-los?

Os semi slick já estão no mercado há alguns anos (apareceram no final dos anos 90) e surgiram como uma opção para quem prefere pneus mais rolantes. Se estão na moda ou não, isso não interessa, mas se existem é por uma razão bastante válida.

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Pneus semi-slick: quando é que devemos usá-los?
Pneus semi-slick: quando é que devemos usá-los?

De facto, a principal razão para escolher um pneu semi slick tem a ver exclusivamente com a necessidade de ter um pneu que role bastante bem, daí ser a escolha de muitos atletas de XCO em tempo seco. Se costumas andar em terrenos compactos e sentes que "arrastas" muito as rodas, pode ser a altura de experimentares um pneu semi slick, no entanto deves ter cautela:

1 - Tem cuidado pois existem no mercado pneus semi slick para diferentes modalidades, desde o XC ao Enduro, de diferentes diâmetros, compostos de borracha e consistência da carcaça, portanto escolhe bem.

2 - Só é recomendável que sejam instalados na roda traseira. Montar na dianteira é um risco em termos de perda de aderência. 

3 - Também existem modelos para Enduro que se destacam por ter uma parte central com tacos mais curtos e com laterais mais agressivas para controlar melhor a bicicleta em derrapagens e curvas, oferecendo a melhor aderência lateral possível. 

4 - Faço bem em escolhê-los? Isso depende das tuas preferências. Os semi slick têm uma tração mínima nas subidas e também uma capacidade de retenção mínima nas travagens, sobretudo nas bruscas. Se não és muito agressivo nas descidas não notarás as suas debilidades, já que mantêm uma boa aderência lateral, porém, a melhor vantagem é a facilidade a rolar. No caso do Enduro nota-se mais devido ao peso das bicicletas e ao curso das suspensões que dificultam o movimento, por isso estes pneus são uma opção a ter em conta. 

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