comitium

Specialized acaba de lançar sensor revolucionário

Até agora, os capacetes apenas adicionavam proteção em caso de queda. Mas com a chegada tanto do MIPS como do inovador sensor ANGi, agora os capacetes Specialized adicionam proteção antes, durante e depois do acidente. Isto é porque a marca transformou o capacete moderno num localizador do ciclista, detetor de acidente e sinalizador de alerta que te liga à ajuda quando mais precisas.

www.mountainbikes.pt

Specialized acaba de lançar sensor revolucionário
Specialized acaba de lançar sensor revolucionário

 

Antes que nos faças perguntas, já temos aqui as respostas...

O QUE É O ANGi?
ANGi é um sensor montado no capacete, patenteado, com um acelerómetro e giroscópio no interior. No fundo, o ANGi tem um sensor inovador que mede as forças transmitidas ao teu capacete durante o impacto. Também mede movimentos rotacionais prejudiciais que ocorrem durante as quedas, mesmo quando não existe impacto com o capacete.

E já a partir de 2019, todos os capacetes Specialized serão equipados com o ANGi, ou apresentarão um ponto de fixação pronto para ANGi. Os sensores ANGi de reposição, também estarão disponíveis nos Distribuidores Autorizados Specialized.

Como é que funciona?

É simples. Basta emparelhar o sensor com um smartphone equipado com a aplicação Ride Premium. Se durante a tua volta, o sensor ANGi detetar uma queda envia um alerta de contagem decrescente para o telemóvel. Se estiveres ferido e incapaz de cancelar a contagem, a aplicação transmite um texto de alerta e as tuas coordenadas de GPS mais recentes, para os teus contactos de emergência.

E se eu não me magoei, quanto tempo tenho para cancelar a contagem decrescente no meu telemóvel, para evitar alertar os meus contactos?

Isso és tu quem decide. Quando conectas o ANGi ao teu telefone e configuras os seus ajustes na aplicação Specialized Ride Premium, poderás determinar a duração da tua contagem. Mais especificamente, podes configurar quanto tempo tens entre o momento em que o ANGi deteta um possível acidente e o momento em que a aplicação Ride envia o alerta aos teus contactos de emergência. A configuração predeterminada da contagem é de 30 segundos. Poderás ajustar esta contagem em intervalos de 15 segundos para que esta dure entre 15 a 90 segundos.

Posso montar o sensor num capacete mais antigo da Specialized ou num de outra marca?

O ANGi deve ser utilizado num capacete Specialized desenhado para funcionar de maneira efetiva com este novo sensor. Os modelos de capacete de 2019 contam com um sistema de ajuste desenhado especificamente para este propósito.

Quais são os sistemas operativos compatíveis com a aplicação?

A aplicação Specialized Ride está disponível para smartphones com iOS 10 ou posterior e Android 7 ou posterior.

Como é que é feita a cenexão?

O ANGi conecta-se através de Bluetooth® de baixo consumo de energia. O sensor, em vez de manter uma conexão constante com o telemóvel, conecta-se ao ativar a aplicação Ride no início da volta, desconecta-se, entretanto, e só volta a conectar-se novamente quando há necessidade.

E como é que se faz esse emparelhamento?

Verifica que o Bluetooth® do teu telemóvel está ligado. Abre a aplicação Specialized Ride, seleciona a opção EQUIPAMENTO e abana suavemente o capacete até que o dispositivo apareça no ecrã com a cor verde. A partir daí podes ver a opção GRAVAR e ativar o ANGi.

Quanto tempo dura a bateria do ANGi?

Em condições normais e com um uso regular, a bateria deverá durar seis meses.

Se tiveres mais dúvidas, acede aqui

Poderás saber mais informações acerca deste sensor e da gama de capacetes com este sistema clicando aqui.