A Mavic apresentou as suas novas rodas da gama 2019, incluindo vários modelos que iremos abordar noutro artigo e que têm em comum (todas menos as Deemax de DH) a incorporação do novo sistema de roda livre ID360, seguindo as tendências atuais, com apenas 9 graus graças às duas filas com 40 dentes. Este sistema é silencioso e quase estanque, com retentores radiais e além disso é compatível (através de adaptadores) com diferentes medidas (QR, 12x142, HG, XD...). Por último, mas não menos importante, supõe uma redução no peso à volta das 40 gramas face aos sistemas anteriores.
Em que modelos estará este sistema?
As novas rodas da Mavic abarcam várias disciplinas:
Crossmax Elite Carbon
Umas rodas leves de carbono para XC que pesam 1600g (na versão 27,5"). Os raios são cruzados, têm 26 mm internos e capacidade para pneus de 2.1 a 2.35". Existe na versão 29 e 27,5". Custam cerca de 1.400€.
XA 35 Pro Carbon
Para um feeling de roda mais larga (35 mm internos), mas com a leveza do carbono. São Tubeless Ready e estão disponíveis com o kit UST de válvulas e acessórios. Encontram-se disponíveis em 27,5" e são compatíveis com Boost. Pesam 1.645g. PVP: 1.800€.
XA Elite Carbon
Com aros assimétricos e carbono de 30 mm e 24 raios, são umas rodas com prestações Trail, mas que mantêm a leveza. Estão disponíveis na versão 29" e 27,5". Pesam 1.650g (27,5"). PVP: 1.400€.
Deemax Elite
Desenhadas para o Enduro, com 30 mm de largura, admitem pneus até 3.0". Têm 29 raios de dupla espessura em cada roda e vendem-se com sistema Tubeless. Existem versões 27,5" e 29". Pesam 1.945g (em 27,5"). PVP: 630€.
E-XA35
Específicas para bicicletas elétricas e com a tecnologia PFP (Pinch Flat Protection), a sua missão é ser, sobretudo, muito sólidas, com uma largura de 35 mm, o que permite usar pneus até 3.2". Os aros são assimétricos, Tubeless Ready e trazem 28 raios à frente e atrás. Existe versão 27,5". Pesam 2.040g. PVP: 400€.