Foi estreada em competição pelos ciclistas da Trek-Segafredo no Critérium Dauphiné, mas somente agora foi divulgada a nova Trek Madone SLR, a primeira bicicleta aerodinâmica de estrada em que a marca de Waterloo introduziu travões de disco - havendo também alterações na versão de travões de aro, passando o dianteiro a estar alojado na parte traseira da forqueta.
Isospeed ajustável
De facto, a introdução de travões de disco não é a única novidade na renovação de uma bicicleta que segue a linha de integração que a Trek definiu ao apresentar a anterior geração da Madone em 2015. O principal objetivo da marca é conseguir, segundo as suas palavras, a bicicleta ideal para competição. Para tal, tendo em conta o feedback recebido das equipas Trek-Segafredo e Trek-Drops, estão convencidos de que é fundamenrtal encontrar o equilíbrio entre aerodinâmica, leveza e, sobretudo, confiança na condução e um conforto que permita pedalar várias horas em potência. Uma das principais novidades é a nova geometria H1.5 que estará disponível nas versões SLR, uma postura aerodinâmica, mas ligeiramente menos exigente que a anterior H1. Os quadros Madone SL estarão disponíveis com geometria H2, enquanto que na nova gama foram introduzidas versões para mulher com o mesmo quadro que a versão de homem, mas com componentes específicos - selins, avanços e guiadores.
A Trek argumenta que muitas bicicletas aerodinâmicas são algo incómodas e, para o resolver, implementou a rótula Isospeed na geração anterior da Madone. Nesta nova versão o Isospeed ajustável foi adaptado e está agora colocado no tubo horizontal, em vez do vertical, como na bicicleta granfondo da marca. Deste modo as variações de comportamento entre os diferentes tamanhos são menores. Segundo as medições, na posição de menos absorção está 21% mais rígida do que na versão anterior, enquanto o ajuste mais cómodo melhora esta qualidade em 17%. Além disso, foi desenvolvida uma peça debaixo do espigão de selim que amortece o deslocamento do sistema Isospeed e reduz a recuperação em 13%.
Se a anterior versão deixava poucos cabos à vista, a nova topo de gama é ainda melhor e na parte frontal todos se integram no guiador Aero Bar Madone SLR que, ao contrário do anterior, completamente integrado, é agora em duas peças (guiador/avanço), pelo que se podem escolher tamanhos e ângulos diferentes, oferecendo ainda /- 5 graus de rotação.
Project One ICON
A nova Madone só estará disponível com discos nos quadros da versão SLR, construídos com carbono OCLV da série 700 e que pesam com este sistema de travagem 1.131g e 1.112g o quadro SLR para travões de aro. Por sua vez, o modelo SL está fabricado com carbono OCLV da série 500 e só chegará às lojas com travões tradicionais e sem Isospeed ajustável por 3.999€. Os preços das versões SLR situam-se entre os 5.999€ da SLR 6 Disc e os 12.099€ da SLR 9 Premium Paint.
A Trek aproveitou o lançamento do novo modelo insígnia no segmento aerodinâmico para incluir no seu sistema de personalização Project One bases de pintura exclusivos da Madone SLR, a série ICON.