Uma bicicleta de Trail deve subir e descer bem. A nova Stumjumper foi melhorada nesses dois aspetos e em muito mais... A geometria foi alterada pois as novas "regras" do trail ditam que uma bicicleta eficiente deve ter um curso relativamente curto, mas ser ao mesmo tempo agressiva. Para tal, os engenheiros da marca de Morgan Hill adotaram pormenores da nova Epic Evo e da Stumpjumper Evo. A altura do eixo pedaleiro ao solo foi ligeiramente reduzida e isto é uma boa notícia para o mercado português, onde a estatura média dos utilizadores é mais baixa do que a dos residentes na Europa Central.
Esta bicicleta de trail com 130/140 mm de curso inclui o armazenamento SWAT que já conhecemos, o qual permite levar no interior do quadro tudo o que quisermos, incluindo um impermeável, ferramenta, etc. Tudo fica armazenado num compartimento que integra um exoesqueleto, o qual não permite que o conteúdo do sistema SWAT se mova em excesso.
Tal como é hábito na marca, este modelo adota o conceito Rider First Engineered, em que, independentemente do tamanho, todos os utilizadores podem obter a mesma performance.
Quanto ao sistema de amortecimento, a pressão foi personalizada para esta bicicleta. Além disso, a marca adota o Missing Link, tecnologia na qual a ausência de pivot nas escoras é compensada com a flexão das escoras. Além de o peso ter baixado, a ausência de pivots requer menos manutenção, melhora a rigidez lateral do chassis e otimiza o funcionamneto do amortecedor, bem como a cinemática.
A Stumpjumper conta ainda com o RX Tune, um sistema progressivo do amortecimento que otimiza o funcionamento desta zona tão sensível, evitando bombeios excessivos e mantém a eficácia de pedalada, bem como a utilização total do curso disponível (130 mm).
Um dos pormenores mais importantes desta bicicleta é a possibilidade de ajustar a geometria, com um sistema simples e eficaz. O Flipchip permite optar entre ter um comportamento mais vivo nas descidas ou mais estável. Na prática permite um ajuste real que ronda o meio grau.
Este modelo inclui ainda um protetor de escora mais silencioso, com um design ondulado. É superleve, mas muito eficaz e funcional.
A Stumpjumper estará disponível também em versões de alumínio, mas com todos os benefícios das versões em carbono.
O quadro em Portugal vai custar 3.199 euros (em carbono), oscilando o preço dos modelos entre os 2.199 euros da versão mais barata em alumínio, até aos 9.999 euros da versão S-Works.
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