Durante anos, as bicicletas de contrarrelógio tinham características semelhantes - eram estreitas, com guiadores aerodinâmicos pronunciados, de manobrabilidade mais exigente, menor capacidade de travagem e com quadros pesados.
Para andar a “direito e depressa” como no passado, estes padrões pareciam ser aceitáveis. Mas com os percursos mais técnicos de hoje, as bicicletas de contrarrelógio precisam de mudar. Com isto em mente, a Specialized levou as regras da UCI ao limite. Acrescentou travões de disco, baixou o peso e optimizáou a geometria da nova Shiv TT. Esta é, segundo palavras dos engenheiros da própria marca, a bicicleta de contrarrelógio mais ajustável disponível no mercado, mas mantendo a vertente aerodinâmica.
“É uma bicicleta fantástica, mesmo a subir. A descer tem a agilidade de uma bicicleta de estrada. É um grande passo em frente.”
O drop das escoras está no limite da UCI, e isto visa reduzir o arrasto e ajudar a manter o equilíbrio. O cockpit - fabricado numa única peça - é 200 gramas mais leve e o espigão de selim escolhido é o mesmo da Venge, o qual é leve, aerodinâmico e complacente.