A nova Atlas Serie 8 tem quadro de carbono com eixos passantes de 12 mm e travões de disco de 160 mm. A sua geometria é diferente da existente na Serie 6: a testa da direção foi reduzida, para um carácter mais desportivo, o Reach é elevado e o avanço é curto, para um comportamento estável e uma manobrabilidade excecional, além disso as escoras são curtas (425 mm).
O avanço (disponível de 70 a 120 mm) tem o sistema C.I.S. (Cockpit Integration Solution), com encaminhamento dos cabos e das mangueiras através da direção. Além disso, é possível adicionar ao avanço um suporte frontal para o ciclocomputador/GPS, luz dianteira e GoPro. E se quisermos levar uma bolsa no guiador, existe um suporte que se fixa na tampa da direção.

A Atlas Serie 8 é uma bicicleta robusta preparada para bikepacking, com roscas que permitem instalar alforges tanto na parte traseira como na dianteira e inclui uma bolsa para o tubo superior (junto à direção). Permite transportar três porta-bidons (dois convencionais dentro do triângulo principal e um adicional na parte inferior do tubo diagonal), e até permite adicionar mais dois nas laterais da forqueta. Esta tem três parafusos em cada lado para colocar porta-bidons ou racks para bolsas, suportando até 3 kg (no máximo) em cada lado.

O Adventure Rack é um suporte traseiro para alforges criado especificamente para esta bicicleta que fica preso às escoras e às ponteiras, permitindo transportar até 6 kg (3 kg de cada lado), sendo também possível instalar guardalamas específicos. Mas há ainda outro detalhe adicional. O aperto traseiro também pode ser usado como abre-garrafas e inclui no seu interior chaves sextavada de 4 e de 6 mm.
A Focus Atlas tem bastante espaço para as rodas, por isso podemos montar pneus até 45 mm (na versão 700c) e modelos ainda mais largos se usarmos rodas 650b.

Apesar de ser 1,7 kg mais leve do que a Serie 6, a Atlas 8 permite transportar até 120 kg de peso (contando com o ciclista e todo o equipamento). Está disponível em cinco tamanhos (XS a XL) e em três versões:
Atlas 8.9: equipada com grupo SRAM Rival AXS monoprato e rodas DT Swiss GR1600. Pesa 8,7 kg e custa cerca de 4.000 € (foto na imagem de abertura do artigo).
Atlas 8.8: com Shimano GRX mecânico de prato duplo e rodas DT Swiss X1900. Pesa 9,1 kg e custa cerca de 3.000 €.

Atlas 8.7: grupo Shimano GRX mecânico de prato duplo e rodas Novatec 25 Elite. Pesa 9,6 kg e custa cerca de 2.600 €.

Poderás descobrir mais informações sobre a nova Focus Atlas Serie 8 aqui.