A nova Habit é uma bicicleta vocacionada para o Trail e com um excelente comportamento em descida. Tem 130 mm na suspensão e 140 mm no amortecedor, como é norma atualmente na indústria e aposta sobretudo nas rodas de 29 polegadas (em todos os tamanhos, excepto no XS, que traz rodas 27,5").
Trabalho pioneiro
Surpreende encontrar um sistema de amortecimento 4 bar Linkage de quatro pontos de rotação com uma articulação traseira Horst Link (à frente do eixo da roda traseira, o sistema tradicionalmente usado pela Specialized na sua FSR e cuja patenete expirou há quase quatro anos), prescindindo da utilização de um monopivot como tem feito até agora. E esta alteração está fundamentada naquilo a que os engenheiros da marca apelidam de "Proportional Response", o que significa que o sistema de amortecimento varia ligeiramente (em vez do amortecedor) em cada um dos tamanhos para permitir uma alteraçáo do curso traseiro à medida que o amortecedor se comprime.
A marca apostou nesta filosofia após comprovar que os bikers de diferentes alturas e pesos têm sensações distintas no mesmo modelo de bicicleta. Os estudos levados a cabo pela Cannondale visaram compreender como é que essas diferenças de tamanho e posição de pedalada afetam a experiência de andar de bicicleta, verificando que ao variar o centro de gravidade e as massas de funcionamento do amortecedor existe uma mudança drástica. Verificaram ainda que à medida que o triângulo dianteiro de cada tamanho aumenta, diminui a eficiência de pedalada e reduz-se o anti-rise, ocorrendo precisamente o contrário nos tamanhos mais pequenos. Por todos estes factos, a Cannondale reconfigurou a localização dos pontos de rotação em cada tamanho, mantendo o comprimento das escoras nos 435 mm em todos os modelos.
A nova Habit tem uma geometria progressiva, com um ângulo de direção aberto (66º), selim vertical (74,5º) e um triângulo dianteiro longo, pensado para proporcionar um controlo muito elevado nas descidas e singletracks mais divertidos.
Testámos este modelo nos trilhos que rodeiam a Selva Negra, perto de Friburgo (na Alemanha), em exclusivo para Portugal. E a primeira coisa que saltou à vista foi a sua geometria, claramente uma aposta em termos de polivalência.
Inclui um Flip Chip entre as escoras e o link para poder verticalizar os ângulos cerca de 0.5º, modificação que é recomendada se quisermos mudar as rodas de 29" para 27,5 Plus, uma conversão que podemos fazer sem problemas pois é completamente compatível com estas rodas. Aliás, na América do Norte irão estar à venda modelos com estas rodas de série, mas na Europa não.
O novo sistema requer um novo link, fabricado em alumínio pois a marca acredita que em carbono não teria a rigidez suficiente para um sistema de quatro pontos de rotação. Existirão versões da Habit totalmente em carbono, versões com triângulo dianteiro em carbono e traseiro em alumínio e ainda versões integralmente em alumínio, bem como modelos específicos para mulher.
Todas têm cablagem interna e as versões de carbono contam com um sistema guiado interno com microtubos, de maneira a que a instalação seja mais fácil e rápida. A localização do amortecedor é compatível com a utilização de um bidon de água e, além disso, toda a manutenção da Cannondale é feita sem a necessidade de ferramentas específicas.
Possui a traseira AI (Asymmetric Integration) com um deslocamento de 6 mm para o lado da transmissão, tal como empregam grande parte dos modelos atuais da marca.
Quanto a preços, a gama deve começar nos 2.300€ nas versões de alumínio enquanto a gama de carbono começa nos 3.800€. Todos incluem guiadores largos, avanços muito curtos, rodas largas e pneus resistentes. Começam a chegar às lojas em Portugal já em Dezembro.
Sabe mais em www.cannondale.com.