1. O quadro é totalmente novo. Nas suas linhas é notório o trabalho que visa dotá-la de uma maior leveza visual, mas também uma maior solidez real.
O link principal, uma mistura de alumínio e carbono, é específico para o novo amortecedor Metric com ancoragem Trunnion, e cria um sólido ponto de contacto com o braço oscilante. A bicicleta mantém a geometria Forward Geometry, exclusiva da Mondraker.
2. O triângulo traseiro foi renovado e reforçado, com umas escoras mais generosas e uma segunda ponte de união entre as escoras superior e inferior no lado da transmissão.
Entre ambos, um novo guarda-lamas desmontável, que protege o amortecedor. O eixo traseiro é Boost 148 e os rolamentos do link inferior crescem para receber eixos de 15 mm de diâmetro, com rolamentos Enduro Bearings no modelo RR SL.
3. Mais leve. Até menos 300g. O processo e o tipo de fibras que se utilizam no quadro Stealth Air Carbon é exclusivo na SS RL.
Este quadro utiliza mais fibras de alto módulo (mais rígidas e leves) do que o standard Stealth Carbon, mas a grande diferença reside na fabricação. O processo de laminar é mais cuidadoso e é retirada toda a resina que sobra no seu interior, demorando até três vezes mais tempo a laminar o quadro. A diferença real em termos de peso ronda os 250 a 300g, dependendo do tamanho. O peso oficial do quadro ronda os 2,2 kg sem amortecedor em tamanho M.
4. Estabeleceu-se uma nova linha de desenho industrial para a qual serão orientadas as próximas versões dos outros modelos de suspensão total, como a Dune e a Summum.
Desde o início pretendeu-se dar um aspeto mais refinado à Foxy (comparativamente à versão anterior) que fosse mais leve e rápida. Um perfil muito mais afilado e com as arestas dos tubos a fluírem na mesma direção, com um tubo horizontal aplanado que faz lembrar a nova Podium Carbon.
5. O sistema de suspensão Zero foi também completamente otimizado. É a primeira Mondraker a incorporar um amortecedor de medida métrica e ancoragem Trunnion.
Este tipo de amortecedor oferece uma maior capacidade de ar, sendo mais suave e absorvente, alcançando agora os 150 mm de curso traseiro na nova Foxy (140 mm na anterior), enquanto que a cinemática do sistema se modificou para controlar melhor a pedalada, otimizando-a para transmissões 1x. Agora a Foxy Carbon tem 150 mm de curso nas duas rodas.
6. Para o estabelecimento da nova cinemática o funcionamento da suspensão na nova Foxy Carbon está localizado no ponto de rotação, mesmo em cima da caixa de pedaleiro, otimizando a eficácia de pedalada para o uso de um só prato na pedaleira e facilitando a compactação do braço oscilante.
Como é que se definiu a cinemática?
Para definir a cinemática a marca produziu um quadro de alumínio ao qual era possível alterar os pontos de rotação mediante chips, subindo e baixando o sistema, dando-lhe um carácter ou outro até chegar ao compromisso desejado após inúmeros testes e configurações.