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Mavic Deemax: a escolha dos "prós"

A marca francesa renovou a sua icónica roda de DH.

Revista BIKE

2 minutos

Mavic Deemax: a escolha dos "prós"

O seu desenvolvimento não podia contar com outro campo de testes que não fosse o da competição, como é tradição na Mavic, com equipas do nível da Canyon Factory Team, da MS Mondraker ou da Scott Downhill, colocando os seus produtos no limite em cada prova. De facto, o requisito que a Mavic procurou satisfazer na altura da construção deste modelo foi o de desenvolver "uma boa roda de DH que fosse capaz de aguentar pelo menos seis descidas", segundo o mecânico da equipa Canyon, Mark Wallace. Este comentário, com a sua pontada de ironia e de brincadeira, traduz-se com resultados de alto nível, pois todas estas equipas contam com vários pódios no seu currículo, bem como top 10 na Taça do Mundo, com Brook McDonald, Marine Cabirou e Laurie Greenland. 

A durabilidade, tirando os excessos da alta competição, foi a característica número 1 que se pretendeu intensificar, por isso o aro é totalmente novo, deixando para trás as formas arredondadas do seu perfil, adotando agora um design triangular, que absorve melhor os impactos. Isto ficou provado não só nos testes no terreno, bem como nos testes laboratoriais. A parede interna é mais robusta, bem como a união das paredes laterais, e a Mavic volta aos flancos com forma de gancho para proteger mais os pneus dos cortes em caso de impacto. Os aros têm uma largura interna de 28 mm e são completamente Tubeless. 

A marca também decidiu apostar nos raios angulares tradicionais, para facilitar a substituição e a manutenção. Após testar 14 protótipos com configurações distintas, o design final conta com 28 raios em cada roda, em aço e com dupla espessura. Isto permitiu-lhes alargar o corpo do cubo, uma nova aposta da Mavic, na qual, tendo em conta que a maioria dos corredores usam cassetes com 7 carretos, optaram por aproveitar este espaço e ampliar o comprimento do corpo do cubo até alcançar uma distância de 77 mm de largura entre as alas. Isto permite obter melhores valores de rigidez lateral e torsional, além de uma absorção vertical mais elevada. 

No interior do cubo encontra-se o núcleo com o sistema de engate Instant Drive 360 com 40 pontos e somente 9º de ponto morto, e cujo eixo estreia agora um novo sistema de ajuste de pré-carga lateral chamado QRM Auto, baseado na elasticidade de uma junta de borracha que pressiona o rolamento a partir do exterior e que fica justo através de uma argola. 

A roda estará disponível em 27,5" e 29", além de diferentes opções de eixo, incluindo a medida Super Boost 12 x 157 mm. O peso anunciado é de 1.950g e o preço ronda os 800€. 

A Mavic também tem em funcionamento um programa de garantia perante avarias no qual a marca se compromete a oferecer resposta em 48 horas e com roda de reposição enviada diretamente para o cliente, com uma duração de 3 anos e com possibilidade de extensão a vários anos pagando valores bastante razoáveis, incluindo um programa de substituição em caso de acidente com descontos até 40% num produto novo em período de garantia e de 30% fora dela. 

A propósito, embora seja algo que afeta outros modelos e não as novas Deemax, a Mavic estreia finalmente os núcleos Micro Spline para os grupos de 12v, já disponíveis por 69€, anunciando que não estarão disponíveis para os núcleos antigos ITS-4 FW. 

 

www.mavic.com