Segundo Michel Lethenet, responsável da Mavic, o objetivo da marca em 2021 é simplificar a sua gama de rodas - passando a ter menos designações - e aumentar a compatibilidade entre todas, para que seja mais fácil encontrar peças de substituição. Além disso, a marca trabalhou muito nos últimos meses para melhorar a resistência das mesmas e tornar mais fácil a sua manutenção.
Durante a apresentação a que assistimos, ficámos a conhecer as novidades, com destaque para as rodas de carbono Crossmax. Esta gama (Crossmax) é dividida em duas sub-gamas: as SL, focadas na competição e no peso, e as XL, rodas para o "Super XC", Trail e mesmo All Mountain. São mais robustas para enfrentar uma utilização mais exigente. As Crossride e as XA desaparecem do catálogo.
NOVAS RODAS DE CARBONO
Tradicionalmente a Mavic é muito cautelosa quando lança rodas no mercado, preferindo apostar na robustez em vez da leveza. Mas agora, a marca coloca à venda umas das rodas mais elitistas e leves que poderás encontrar no mercado. Após mais de dois anos de desenvolvimento, eis finalmente a nova geração de carbono.
Estas rodas foram estreadas na Taça do Mundo de Nove Mesto pela equipa KMC-Orbea, após muitos testes, protótipos e discussões internas. A Mavic possui um laboratório em Annecy (França) onde desenvolve exclusivamente as rodas de carbono, sendo a nova geração de aros neste material mais leves do que a anterior, para uma aceleração mais rápida, sem comprometer a resistência.
A marca estreia o Adaptative Layout, uma nova tecnologia que deriva do conceito FORE que a Mavic utiliza há mais de uma década nos aros de alumínio, na qual elimina do aro todo o material não necessário nas zonas de ligação entre os raios.
Deste modo, o laminado de carbono fica otimizado em termos de camadas de carbono e em termos de grossura, reduzindo ao máximo o peso, com reforços centrados especialmente na zona da furação dos raios, onde é produzida mais tensão.
O processo de retirada dos moldes é feito à mão para assegurar que não fica nenhum resíduo que possa implicar peso a mais. Podemos encontrar esta tecnologia no modelo Crossmax SL Ultimate.
Os outros dois modelos em carbono, a Crossmax SL R e a Crossmax XL R, trazem aros em carbono, mas sem esta tecnologia, com um laminado menos elaborado tecnologicamente, mas com um preço mais em conta.
Há também um novo cubo: o Infinity. Está presente nos três modelos que mencionámos e visa um enraiamento otimizado - os raios não se tocam -, é silencioso, requer uma manutenção mais simples, tem um design mais cuidado e a transmissão da potência de pedalada é ainda mais eficaz.
Uma das grandes novidades na Mavic é o facto de agora as rodas usarem unicamente uma medida de raio, simplificando assim a manutenção e permitindo às lojas simplificarem o seu stock. Cada roda traz dois raios de substituição.
O cepo ID360 presente nos modelos atuais (tipo Ratchet), é um sistema que já demonstrou ter uma grande resistência e fiabilidade graças ao seu eixo sobredimensionado com paredes mais grossas do que as dos seus rivais (passando de 1,5 para 2,5 mm), o que proporciona um aumento na rigidez em cerca de 35%. Isto possibilita a sua utilização também em bicicletas elétricas, pois estão sujeitas a cargas mais elevadas. O sistema de rolamentos prescinde de roscas de ajuste e é feito de forma automática através de pressão, simplificando a sua manutenção. Este novo cubo está disponível na versão de 6 parafusos ou Center Lock para disco, além de existir em versão com cepo HG tradicional, XD da SRAM e Micro Spline da Shimano. A manutenção é simples - não requer ferramentas - e o cepo possui um silenciador que pode ser retirado.
GAMA CROSSMAX SL
Está dividida em quatro níveis de preço, sendo das mais elitistas para as menos: Crossmax Ultimate, Crossmax SL R, Crossmax SL e Crossmax. As duas últimas são de alumínio. Estes são os modelos de topo:
Crossmax SL Ultimate: são as topo de gama. Incluem a tecnologia Adaptative Layout, com produção manual. O par pesa apenas 1.340g e apenas são fabricadas em 29". Têm um perfil de 25 mm, tal como a sua largura interna e uma largura exterior de 30 mm. Isto permite manter o peso baixo e manter o controlo em qualquer tipo de terreno. O rebordo das rodas é do tipo "Hookless", sem gancho, são Tubeless Ready e incluem válvulas.
Cada roda tem 24 raios, estão disponíveis unicamente na medida Boost (15x110/12x148 mm) e para 6 parafusos ou Center Lock.
Estas rodas em carbono custam 1.850€ e é oferecido um saco de transporte.
Na revista BIKE já estamos a testar um dos conjuntos Ultimate e podemos desde já confirmar que o seu peso e capacidade a rolar é extraordinária. São das rodas mais leves e equilibradas que já passaram pela nossa redação. Em breve publicaremos o teste em mais um exclusivo nacional.
Crossmax SL R: o seu aro também é fabricado à mão, embora com um laminado não tão complexo. Tem 26 mm de largura interna e 32 mm de largura externa, com um perfil de 28 mm. Tem as mesmas especificações que as Ultimate, partilhando o mesmo cubo e cepo. Também tem 24 raios em cada roda e está disponível tanto em versão para discos de 6 parafusos como para Center Lock.
O par pesa 1.570g (mais 230g que as Ultimate) e custam 1.190€.
GAMA CROSSMAX XL
Nesta gama, apenas a versão XL R é fabricada em carbono.
Crossmax XL R: Diferem das suas irmãs SL por terem um aro mais robusto e reforçado, com um perfil de altura baixo, cerca de 22 mm, mas com uma largura de 30 mm a nível interno e 37 mm a nível externo. Outra diferença face às SL é que a cabeça dos raios é de aço em vez de alumínio.
Pesam 1.620g o par e custam 1.190€.
Todas estas rodas podem ser compradas em par ou individualmente e todas incluem dois raios de substituição.
Poderás saber mais em www.mavic.com.