O gravel só surgiu em pleno século XX1, mas confessamos que, de certa forma, sempre esteve no ADN da Specialized. Em 1974, quando o fundador da marca, Mike Sinyard, vendeu a sua carrinha Volkswagen para poder viajar de bicicleta pela Europa, já tinha em mente aquele desejo inerente ao gravel e que agora está patente na nova Diverge 4. Ou seja, queria criar um tipo de bicicleta sem limites, como a RockCombo de 1989, a bisavó de todas as bicicletas de gravel atuais.
Para sermos os primeiros a testar a nova Diverge 4 tivemos de madrugar bastante. Levantámo-nos às 3h da manhã, apanhámos um avião rumo à Eslovénia e a primeira pessoa que encontrámos no aeroporto foi o nosso amigo Peter Sagan, campeão do mundo em três ocasiões diferentes. Disse-nos que não conseguiu treinar muito, dado que nos últimos meses participou no programa televisivo "Let´s Dance Markíza", uma versão do Dancing with the Stars. No entanto, como todos sabemos, Sagan é um poço de força e quando tivemos a oportunidade de andar de bicicleta, demonstrou que está em plena forma... talvez com uns quilinhos a mais.
Conhecemos o Peter pessoalmente há bastantes anos, por isso aproveitámos para perguntar o que achava da nova versão da Diverge.
"Adoro a nova geometria. É uma bicicleta muito sólida, perfeita para competir, para aproveitar ao máximo a nossa transferência de potência, mas também é muito confortável e tem uma capacidade de armazenamento surpreendente", confidenciou-nos Peter Sagan.
PARA COMPETIR E VIAJAR
A Specialized queria oferecer o melhor de dois mundos, ou seja, proporcionar uma bicicleta apta para competir, mas que fosse confortável e robusta para grandes viagens, como nos explicou Miles Hubbard, o responsável do projeto Diverge 4.
"A Diverge 4 é uma bicicleta excelente para competir em gravel, especialmente em provas longas e exigentes, onde o conforto e a capacidade são essenciais. Também está perfeitamente equipada para longas viagens de bikepacking. É uma bicicleta rápida, mas também confortável e segura", referiu.
A primeira novidade da Diverge 4 é o novo Future Shock 3.0. Situado entre o avanço e o tubo de direção, oferece 20 mm de curso e tem funcionamento hidráulico. A Universidade de Colónia comparou o novo Future Shock 3.0 com uma bicicleta rígida a uma velocidade de 30 km/h em piso com solavancos de 22 mm e o resultado é a redução de 53% nos impactos no guiador e selim. Além disso, filtra as vibrações, reduz a fadiga corporal e melhora a tração em terrenos difíceis.
As forças de impacto reduzem de 36G para 11G. Na prática, isto significa uma poupança de 11 watts, confirmando a conhecida frase: mais suave é mais rápido. Há três versões do Future Shock 3.0: o 3.3 que pode ser regulado em andamento, o 3.2 que tem o mesmo sistema hidráulico, mas está sempre aberto e o 3.1 que funciona somente a ar. Para se adaptar melhor ao tipo de terreno, além de ajustar a pré-carga, é possível escolher três opções de mola. Este processo de alteração da mola é muito rápido e demora menos de cinco minutos.
Para além do amortecimento proporcionado pelo Future Shock 3.0, o próprio espigão Roval Terra flete 18 mm em direção oposta ao impacto. Ou seja, não só absorve esse impacto para mais conforto, mas também mantém a massa estável e a roda traseira colada ao chão para aproveitar cada watt. Este espigão pesa menos de 200g e no terreno notamos perfeitamente a forma como ajuda a flutuar nos caminhos de gravel.
ARMAZENAMENTO
Outra das grandes novidades é a impressionante capacidade de armazenamento da nova Diverge graças ao SWAT 4, um sistema de armazenamento com uma abertura 10% maior e com um volume interno 5% superior. Podemos comprovar que é possível colocar no seu interior um corta-vento, duas câmaras de ar, um kit de tacos para furos, um kit de remendos, dois desmontas, uma multiferramenta, duas botijas de CO2, adaptador, chaves do automóvel e seis geis.
É fácil abrir o compartimento, mesmo com luvas de Inverno e este SWAT está estrategicamente colocado, ou seja, no ponto mais baixo para não afetar a manobrabilidade.
A nova Diverge também possui seis pontos de fixação para alforges, bolsas e acessórios, sendo possível instalar até seis bidons.
RESISTENTE A TUDO E MUITO RÁPIDA
Um dos pormenores que proporciona mais diversão e velocidade a esta Diverge é sem dúvida a possibilidade de montar pneus de 50 mm (ou pneus de BTT na medida 2.2). Isto não só proporciona uma aderência espetacular, como evita furos e aumenta o conforto. Aliás, atrevemo-nos a dizer que no cômputo geral, é a bicicleta de gravel mais confortável que já testámos. Para conseguir encaixar pneus de 50 mm no quadro, a marca teve de usar carbono de alto módulo na escora, fazendo com que seja muito fina. Além disso, para evitar perfurar esta zona, a marca optou por colocar a cablagem pela zona do protetor da escora, em vez de pelo seu interior. Isto também torna a transmissão mais silenciosa e ainda fica espaço suficiente (8 mm) para os dias em que a lama faz parte do menú.
Quanto à geometria, a Diverge 4 tem uma direção mais relaxada para maior estabilidade a alta velocidade (71º) e o Reach é maior (cerca de 8 mm, no tamanho 56), o que permite que ciclistas mais altos usem avanços mais curtos, mantendo o peso centrado na bicicleta e melhorando o controlo em descidas técnicas. As escoras traseiras são 5 mm mais compridas para proprocionar mais espaço para os pneus. O eixo pedaleiro está 5 mm mais baixo, mas a altura de condução é a mesma da versão anterior, mesmo com pneus de 50 mm e isso significa mais confiança nas curvas. Tudo isto faz com que nos sintamos mais encaixados e estáveis na bicicleta.
Quanto à montagem, destacamos as rodas Roval Terra, que pesam somente 1.250 gramas, os novos pneus Pathfinder (19% mais rápidos, 25g mais leves e 30% mais resistentes a cortes) e o selim Power Pro com tecnologia Mirror produzido através de impressão 3D, que assegura um fluxo sanguíneo nas artérias sensíveis.
O próprio Peter Sagan disse algo que nos ficou no ouvido. "Esta é uma daquelas bicicletas que dão confiança para acelerar quando os outros já estáo a travar".
TRANSMISSÕES COMPATÍVEIS COM A DIVERGE 4
É possivel instalar transmissões 1x e 2x com uma linha de corrente larga de 47,5 mm, como Shimano GRX, SRAM XPLR ou Campagnolo Ekar. Permite usar pratos de 38, 40, 42, 44 e 46 dentes em configurações 1x. Na configuração 2x é compatível com Shimano GRX (30-46 ou 31-48) e Sram Wide (30-43). Também é possível montar cremalheiras de até 52 dentes, mas com espaço mais limitado.
VERSÕES EM ALUMÍNIO
A Diverge 4 também está disponível em alumínio com preços a partir de 1.999 euros. Têm a mesma geometria, espaço para os pneus, armazenamento SWAT, Future Shock 3.0, fixações para alforges....
O grande desafio para os engenheiros foi incorporar neste quadro em alumínio E5 o armazenamento interno. Aliás, é a primeira bicicleta de alumínio do mundo que o tem. Neste caso trata-se do SWAT 3 (o mesmo usado na Stumpjumper Alloy).
PREÇOS DA GAMA DIVERGE:
DIVERGE E5 SPORT, 1.999 €
DIVERGE E5 COMP, 2.499 €
DIVERGE SPORT, 3.099 €
DIVERGE COMP, 3.999 €
DIVERGE EXPERT AXS, 5.499 €
DIVERGE EXPERT Di2, 5.699 €
DIVERGE PRO, 6.999 €
DIVERGE PRO LTD, 8.799 €
PESO DO QUADRO E MONTAGENS
- Quadro (tamanho 56 cm): 1150 g
- Diverge Pro LTD: 8,01 kg
- Diverge Pro: 8,39 kg
- Diverge Expert: 8,90 kg
- Diverge Comp: 9,70 kg
- Diverge Sport: 9,95 kg
- Diverge Alloy Comp: 10,60 kg
- Diverge Alloy Sport: 10,74 kg
Poderás encontrar mais informações em www.specialized.com.