Numa fase em que as bicicletas de gravel estão a ser cada vez mais a opção dos consumidores em detrimento das bicicletas rígidas de BTT, a Orbea lançou a nova versão da Alma, com um design do tubo vertical totalmente diferente e que, mais do que proporcionar um aspeto futurista, proporciona mais conforto. Ao proporcionar mais conforto, causa menos fadiga, otimizando o comportamento geral, com uma maior tolerância vertical e rigidez global.
A nova versão da Alma combina a essência de uma rígida (comportamento imediato, agilidade, leveza e tato), com a elasticidade necessária para se comportar de um modo mais confortável. O design X-Fader do tubo vertical promove a absorção de energias parasitas ao prescindir de um amortecedor traseiro, fazendo com que o quadro seja mais absorvente (segundo a Orbea, é 20% mais confortável do que a versão anterior). Para chegar a esta solução, a configuração das fibras de carbono também foi reavaliada, bem como as formas do quadro e a geometria. Agora adota uma suspensão com 110 mm de curso, o comprimento das escoras foi reduzido para 425 mm e o ângulo de direção está mais lançado (67º). Estas modificações tornam esta bicicleta mais eficiente, sem perder agilidade.
Além disso, o diâmetro do espigão telescópico foi alterado, sendo agora de 31,6 mm, o que aumenta a polivalência, tanto em termos de opções como de curso. As análises realizadas demonstraram que para obter mais flexão/absorção/conforto é preferível que o tubo de selim seja mais curto e que o espigão esteja mais fora do tubo. Além disso, isto influencia mais do que o diâmetro do espigão.
Também há outra novidade na nova Alma: os Smart Clips. Basicamente trata-se de um sistema de fixação do porta-bidão vertical sem elementos visíveis no interior do quadro que impossibilitem a inserção do espigão telescópico. Quanto a este aspeto, o tubo diagonal possui uma abertura inferior que agrupa os cabos/mangueiras, além de facilitar o acesso quando é preciso substituir estes consumíveis. A Alma permite a utilização de pneus 2.4 (máximo), tem cablagem interna SIC HS02 e sistema de bloqueio de rotação Spinblock (evita que o guiador bata no quadro).
O quadro Advanced Carbon pesa 1.080 gramas (no tamanho M) e a gama é composta - por enquanto - por cinco modelos em quatro tamanhos: M30, M20, M-Pro, M-Team e M-LTD. Em todo o caso, é possível personalizar os três modelos de topo através do Programa MyO sem custos adicionais. O guiador integrado de carbono MP10, o comando remoto Squidlock MP11 e o espigão telescópico MP10 fazem parte das novidades. Para teres uma ideia do peso, a Alma M-LTD, equipada com espigão telescópico, pedais e porta-bidons pesa menos de 9 kg.
Embora ainda não seja oficial, é provável que no Verão seja apresentada uma versão com quadro em alumínio. A título de curiosidade, como este modelo foi atualizado e passou a ter 110 mm de curso dianteiro, a forqueta rígida Spirit foi descontinuada.
Uma coisa asseguramos: a Orbea Alma continua a ser uma excelente opção para muitos praticantes de BTT, pela simplicidade, fiabilidade, preço, peso e desempenho. Em breve iremos testar uma, por isso, fica atento ao nosso site.
Poderás encontrar mais informações em orbea.com.