Depois da apresentação há cerca de um ano do seu sistema Cockpit Integration, a Magura começou a mostrar como serão as bicicletas do futuro. Eliminando os cabos à vista, o guiador passa a ter um aspeto completamente limpo, conferindo um look estético mais aerodinâmico e mais protegido.
Por agora, a marca alemã deu o primeiro passo, tendo feito um grande investimento no desevolvimento de produto, o qual inclui o design de manetes específicas que levam o êmbolo no interior do guiador, e a partir daí o cabo segue escondido no seu interior. Além disso, a Magura também teve de criar soluções que permitiram que a cablagem siga diretamente a partir do interior da direção até à zona da pinça traseira, bem como a concepção do novo Easy Link Tube, que facilita a montagem.
Neste vídeo podemos ver a montagem completa deste sistema:
Com a ajuda do fabricante alemão especializado em carbono Bike Ahead Composites, a Magura montou uma bicicleta que pesa menos de 9 kg, e isto é apenas um exemplo do que pode ser conseguido. Lembramos que a Magura foi pioneira na produção de um espigão telescópico sem cabos, o Wiron eLect, que encaixa perfeitamente neste conceito. Além disso, nesta montagem foi usado o sistema de transmissão AXS da Sram, o que também ajuda a ter uma bicicleta limpa, sem cabos. O sistema da Magura está pronto e a fase de produção vai arrancar, portanto em breve começaremos a ver marcas de bicicletas a apostar neste conceito.
Qual será o próximo objetivo? Esconder o cabo do travão dianteiro, embora para tal seja mais complicado, pois integrar o cabo dentro de uma estrutura já de si complexa como a de uma suspensão é obra! Mas asseguramos que isto já está a ser analisado.