Teste sensor digital Bontrager DuoTrap S

Se possuis uma bicicleta da marca Trek compatível com este sensor, não deixes de ler este teste.
Carlos Pinto
Teste sensor digital Bontrager DuoTrap S
Teste sensor digital Bontrager DuoTrap S

Este sensor digital da Bontrager é específico para as bicicletas Trek. Porquê? Porque foi desenhado propositadamente para os modelos de gama média/alta do fabricante norte-americano. O DuoTrap S transmite a velocidade e a cadência de pedalada a todos os dispositivos compatíveis com Bluetooth e Ant+ que tiveres, incluindo GPS ou mesmo telemóveis. A grande vantagem é que faz uma leitura mais fidedigna do que as médias apontadas pelos GPS que não possuem este acessório específico.

Este sensor fica alojado num compartimento específico na escora inferior do lado oposto ao da transmissão, não prejudicando o funcionamento dos restantes componentes. Muitos dos atuais possuidores de bicicletas Trek nem sequer sabem que podem instalar este sensor, pois pensam que a tampa que o quadro possui não serve rigorosamente para nada, ou há até quem pense que existe um sensor pré-instalado, quando na realidade não está lá nada, a não ser um batente de plástico que evita que a água entre neste compartimento.

Essencialmente, o kit é composto pelo sensor, o qual inclui uma pilha CR2032 (é das pilhas que se encontra mais facilmente à venda em Portugal), duas bandas de borracha, o sensor de cadência e um íman. Instalar o sensor é relativamente fácil, desde que se tenha alguma paciência, pois o orifício onde se insere é apertado e o mesmo deve acomodar - também - o resguardo de borracha (fornecido com o quadro) que evita duas coisas: que entre água no sistema e no interior do quadro, e que com a trepidação o sensor de plástico emita ruídos ao tocar no quadro. O sensor de cadência é montado no cranque do lado do sensor e deve estar alinhado com a posição do mesmo, para garantir a correta leitura do sinal. Por último, basta apertar o íman a um dos raios da roda traseira - também do lado do sensor e na sua proximidade - . A conexão é fácil e imediata (através de Leds conseguimos confirmar isso mesmo), sendo o emparelhamento imediato e realizado numa questão de segundos. Testámos com vários GPS diferentes e não tivemos qualquer problema a emparelhar, apesar de termos lido alguns relatos na internet a indicar o oposto.

Na prática, a utilização deste sensor evita ter de usar braçadeiras de plástico, como outras marcas existentes no mercado, tornando o quadro mais limpo e esteticamente mais agradável. Além disso, todo o kit é muito leve, pesando o sensor cerca de 20g. É sobretudo indicado para aqueles que treinam ou aqueles que querem estar a par de dados reais e fidedignos acerca da sua cadência de pedalada ou velocidade.

O melhor: Sistema limpo, sem fios e com conetividade Ant+ e Bluetooth de última geração

O pior: Não emparelha com todos os telemóveis

Preço: 49,99€

Site: www.trekbikes.com