Teste desmontas Bontrager

Acessório imprescindível em qualquer saída de BTT ou ciclismo, os desmontas-pneus são muitas vezes relegados para segundo plano por muitos dos praticantes. Mas caso sejam necessários, os desmontas de qualidade podem salvar-te a volta. Percebe porquê, já a seguir.
Carlos Pinto
Teste desmontas Bontrager
Teste desmontas Bontrager

Ao longo destes mais de 20 anos ligados ao setor, já testámos milhares de componentes e fomos acompanhando de perto a evolução da indústria. Desde os componentes de aço, alumínio, termoplástico, passando pelo carbono, titânio e magnésio.

Um dos acessórios que todos os utilizadores devem ter - desde os que andam de bicicleta ocasionalmente até aos próprios mecânicos profissionais -,** os desmonta-pneus, não fugiram a essa evolução**. Os mais modernos, como este modelo da Bontrager que testámos, são fabricados em materiais mais modernos e resistentes e configuram duas ou três funções.

Este modelo da Bontrager, que possui um corpo que pode ser encaixado um no outro (são vendidos aos pares), tem um design eficiente e é fabricado em plástico altamente resistente. Ao longo dos anos utilizámos inúmeros desmontas e partimos bastantes (ao fazer o efeito de alavanca necessário para levantar a lateral do pneu), mas estes Bontrager não são mesmo nada fáceis de quebrar. Numa das pontas está presente o gancho que permite fixar o desmonta a um raio depois de retirarmos uma lateral do pneu do interior do aro com a outra extremidade. Essa outra extremidade é sobredimensionada, não só para ajudar a segurar uma parte maior da lateral do pneu, como para ajudar a fazer o efeito de alavanca. Acresce ainda um terceiro ponto a favor, pois quem tem dedos mais largos vai gostar desta plataforma mais aberta, a qual evita trilhar a ponta do dedo ou a unha do dedo polegar. Como particularidade deste modelo, na parte inferior do lado que fica dentro do pneu existe um entalhe com um pequeno apoio. Esse entalhe visa fixar o desmonta no aro sem o danificar (pois esse entalhe é em plástico). Simples, prático e ao mesmo tempo engenhoso.

Para além disso, esta base mais alargada possui seis reentrâncias, para evitar que o dedo escorregue, facilitando a manobra de alavanca. No cômputo geral, são uns desmonta-pneus muito leves e eficientes que dão bem conta do recado (apenas tivemos dificuldades em pneus realmente muito apertados, devido à grossura do canal de entrada do desmonta). São resistentes e fáceis de guardar, excepto se os quisermos levar numa bolsa de selim pequena, pois podem não caber. Em todo o caso, cabem perfeitamente em qualquer bolso do jersey, na mochila e na maioria das bolsas de selim médias.

Tal como a maioria dos componentes Bontrager, estes desmontas estão cobertos pela Garantia Incondicional da marca. Custam apenas 3,99€ o par e poderás saber mais clicando AQUI.