A nova EVO vai estar disponível em quatro modelos, todos eles em fibra de carbono FACT 11 com a tecnologia SideArm no triângulo principal. Esta versão cresce 10 mm em termos de curso face à versão atual e também aumentam os tamanhos disponíveis.
A nova versão possui características da Demo (de Downhill) e da Enduro. Aspetos como a rigidez (que foi melhorada) e a altura do eixo pedaleiro ao solo foram tidos em conta, não só para maior controlo, mas também para maior fiabilidade em qualquer tipo de terreno.
Se és daqueles que passa o dia inteiro nos trilhos, sabes de antemão que ter uma bicicleta que não decepcione quando as coisas ficam complicadas, é o "Santo Graal". A Evo responde às exigências dos consumidores que queriam uma bicicleta facilmente ajustável, com um sistema de amortecimento eficiente, mas que não bombeie em excesso. Como é visível na imagem, o quadro possui um braço lateral no lado da transmissão que liga o chassis, eliminando os solavancos do sistema de amortecimento e conferindo mais rigidez.
NOVO SISTEMA DE TAMANHOS
Uma das principais novidades é o novo sistema de tamanhos, que passa a ser designado pela letra S. Ou seja, a Stumpjumper está disponível do S1 ao S6, em que o S corresponde mais ou menos ao XS, o S2 ao S... e o S6 ao XXL. Na verdade o S significa "Style", ou seja, o consumidor vai começar a escolher o seu tamanho consoante o seu estilo de condução. Vejamos um exemplo: alguém que normalmente compra um Small. Essa pessoa deve optar pelo S2 se prefere uma bicicleta mais rápida e manejável, mas se prefere estabilidade em alta velocidade, deve optar pelo S3. Porquê? Porque dois riders podem ter a mesma altura, mas estilos de condução e aptidões técnicas diferentes.
Os "S" mais pequenos têm um reach mais reduzido e uma distância entre eixos menor.
Como tem uma geometria progressiva, não terás uma posição de condução agressiva e desgastante. Além disso, é possível ajustar a direção entre 63 e 65,5 graus de modo simples e rápido. Esta possibilidade de ajuste da geometria é inovadora e permite personalizar a bicicleta. O ajuste é feito na direção, com diferentes posições do copo superior para variar o ângulo de direção.
Como não podia deixar de ser, inclui o sistema de armazenamento SWAT que tem mais 15% de espaço – o suficiente para um recipiente de hidratação de 650ml. Além disso, o Rider-First Engineering garante que todos tenham a mesma complacência de engenharia da EVO.
Conhece em detalhe a nova Stumpjumper EVO, bem como os preços e montagens clicando aqui.