Nova Specialized Stumpjumper Evo

Mais controlo, mais espaço de arrumação SWAT, um inovador sistema de ajuste geométrico e um novo configurador de tamanhos são apenas alguns dos novos pergaminhos da bicicleta de Trail mais vanguardista da Specialized.
Carlos Pinto
Nova Specialized Stumpjumper Evo
Nova Specialized Stumpjumper Evo

A nova EVO vai estar disponível em quatro modelos, todos eles em fibra de carbono FACT 11 com a tecnologia SideArm no triângulo principal. Esta versão cresce 10 mm em termos de curso face à versão atual e também aumentam os tamanhos disponíveis.

A nova versão possui características da Demo (de Downhill) e da Enduro. Aspetos como a rigidez (que foi melhorada) e a altura do eixo pedaleiro ao solo foram tidos em conta, não só para maior controlo, mas também para maior fiabilidade em qualquer tipo de terreno.

Se és daqueles que passa o dia inteiro nos trilhos, sabes de antemão que ter uma bicicleta que não decepcione quando as coisas ficam complicadas, é o "Santo Graal". A Evo responde às exigências dos consumidores que queriam uma bicicleta facilmente ajustável, com um sistema de amortecimento eficiente, mas que não bombeie em excesso. Como é visível na imagem, o quadro possui um braço lateral no lado da transmissão que liga o chassis, eliminando os solavancos do sistema de amortecimento e conferindo mais rigidez.

NOVO SISTEMA DE TAMANHOS

Uma das principais novidades é o novo sistema de tamanhos, que passa a ser designado pela letra S. Ou seja, a Stumpjumper está disponível do S1 ao S6, em que o S corresponde mais ou menos ao XS, o S2 ao S... e o S6 ao XXL. Na verdade o S significa "Style", ou seja, o consumidor vai começar a escolher o seu tamanho consoante o seu estilo de condução. Vejamos um exemplo: alguém que normalmente compra um Small. Essa pessoa deve optar pelo S2 se prefere uma bicicleta mais rápida e manejável, mas se prefere estabilidade em alta velocidade, deve optar pelo S3. Porquê? Porque dois riders podem ter a mesma altura, mas estilos de condução e aptidões técnicas diferentes.

Os "S" mais pequenos têm um reach mais reduzido e uma distância entre eixos menor.

Como tem uma geometria progressiva, não terás uma posição de condução agressiva e desgastante. Além disso, é possível ajustar a direção entre 63 e 65,5 graus de modo simples e rápido. Esta possibilidade de ajuste da geometria é inovadora e permite personalizar a bicicleta. O ajuste é feito na direção, com diferentes posições do copo superior para variar o ângulo de direção.

Nova Specialized Stumpjumper Evo

Contudo, aquilo que nos chamou mais a atenção é o ajuste que podemos fazer nas ponteiras traseiras, na própria articulação Horst Link. Assim é possível variar a altura do pedaleiro em 7 mm.

Nova Specialized Stumpjumper Evo

Em termos de suspensão e amortecedor, a EVO tem um curso dianteiro de 160 mm e um curso traseiro de 150 mm. Foi feito um ajuste fazendo com que o curso inicial seja muito suave para pequenos impactos, e a parte final do curso é mais controlada, para não deixar esgotar o curso na totalidade. E graças ao RX Trail Tune da Specialized, o amortecedor traseiro é completamente personalizado, devido ao FOX Float DPX2 RX com câmara EVOL.

Nova Specialized Stumpjumper Evo

Como se as novidades fossem poucas, a Specialized permite ainda - como agora é moda - a opção de montagem de rodas mistas, podendo ser usado roda 27,5 atrás e 29" à frente, embora de série todos os modelos trazem rodas 29".

Como não podia deixar de ser, inclui o sistema de armazenamento SWAT que tem mais 15% de espaço – o suficiente para um recipiente de hidratação de 650ml. Além disso, o Rider-First Engineering garante que todos tenham a mesma complacência de engenharia da EVO.

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