Após um momento de alguma incerteza, a Mavic parece estar estabilizada e fortalecida. E agora, após ter apresentado a sua gama de rodas de BTT de alumínio e carbono (que já mostrámos aqui no site), chegou a vez da gama de estrada e gravel. O número de modelos desceu de 41 para 21, mas há muitas novidades tecnológicas em toda a gama. Além disso, a durabilidade das rodas foi melhorada, bem como a facilidade de manutenção.
As rodas Mavic são fabricadas na Europa e esse é um ponto que a marca francesa quer destacar. A gama divide-se em duas categorias: Ksyrium (alumínio) e Cosmic (carbono). Dentro de cada uma delas, existem subtipos (S, SL, SLR e Ultimate), que definem a qualidade das mesmas, das mais simples às mais avançadas tecnologicamente. Além disso, como é óbvio, a numeração diz respeito ao perfil de cada roda e as designações disc ou rim brake refere-se à sua compatibilidade com travões de disco ou aro.
A primeira das novidades que destacamos é o facto de a Mavic ter ampliado o sistema de perfuração FORE existente nas rodas de alumínio às rodas de carbono. Isto implica que o raio seja inserido diretamente no aro, o que significa que os raios podem ser substituídos mais facilmente. A Mavic afirma que este sistema é mais fácil de usar nas configurações sem câmara e é quatro vezes mais resistente.
Mais inovações: as rodas fabricadas em liga leve incluem o sistema Inter Spoke Milling (ISM), com o objetivo de reduzir o peso e manter o mesmo nível de durabilidade. Segundo a marca, o ISM reduz o peso do aro em cerca de 17%.
A Mavic também apresentou o seu novo cubo Infinity com o mesmo comprimento de raios nas rodas de travão de disco dianteiras e traseiras. Estas modificações, diz a Mavic, favorecem a ausência de ruído nos raios quando estão em carga e simplificam a manutenção.
O cubo Infinity inclui um cepo de linguete duplo Instant Drive 360 (ID360) com um eixo sobredimensionado e um silenciador extraível. É compatível com Shimano, SRAM e Campagnolo. A Mavic alega que o ID360 aumenta a rigidez do eixo em 35%.
Pela primeira vez, todas as rodas Mavic serão compatíveis com pneus sem câmara (tubeless), graças a um perfil de aro ligeiramente redesenhado para facilitar a montagem. Contudo, a partir de agora, as rodas e os pneus da Mavic serão vendidos em separado.
Quanto aos preços, as rodas em alumínio Ksyrium custam 397 euros (PVP do par), no caso da versão S, e pesam 1.570g no caso da versão de aro e 1.670g no caso da versão de disco, caindo esse peso para 1.480g e 1.575g na versão SL.
Mas o grande destaque vai naturalmente para as Cosmic Ultimate T Disc. Com um preço ligeiramente acima dos 3000 euros (o par), são as que melhor relação oferecem entre leveza, rigidez e aerodinâmica. Segundo a marca, pesam 1.225g o par, têm um perfil de 40 mm e incluem raios elípticos.
A Mavic tem um novo programa gratuito de garantias denominado Mavic Care, que oferece aos clientes garantia vitalícia nas rodas de carbono e três anos para os restantes produtos.
Poderás conhecer todos os detalhes, incluindo preços e especificações em www.mavic.com.