Nas vésperas de uma etapa a todos os níveis demolidora, Alberto Contador e Bradley Wiggins, dois dos ex-ciclistas mais consagrados dos últimos anos, fazem uma análise daquilo que João Almeida e o resto do pelotão vão encontrar amanhã na Volta a Itália e a importância desta jornada decisiva.
Alberto Contador referiu na antevisão da etapa de amanhã: "É preciso ter muito cuidado amanhã, pois não será apenas o Stelvio o maior problema, pois juntamente com Sastrière no Sábado, o resto do Giro poderá ser brutal. O Kelderman tem muitas opções amanhã, o que significa que o Almeida terá muitos problemas precisamente por causa da altimetria. Não será apenas o Stelvio, a partida começa logo com 15 km de pura subida, e isso vai destruir grande parte do pelotão.
Por sua vez, Bradley Wiggins foi um pouco mais "cáustico" na abordagem à etapa. "Na minha opinião muitos dos ciclistas estiveram hoje um pouco receosos e não quiseram aumentar muito o ritmo, com receio de pagarem o esforço amanhã. Amanhã sim, chega a verdadeira subida. Não é possível escapar. Amanhã certamente vamos ter espetáculo, pois os trepadores vão garantir que isso acontece. Vai ser uma seleção natural e muitos corredores já estão desejosos que o dia de amanhã chegue enquanto outros estão com receio. Vai ser uma luta até à morte".