A Sunweb anunciou que o seu líder, Tom Dumoulin, não irá participar na Volta a França, por não conseguir assegurar que estará na melhor forma possível para enfrentar três duras semanas de competição. "Durante algum tempo de altos e baixos a esperança prevaleceu, mas infelizmente o Tom Dumoulin não estará presente na Volta a França", anunciou a equipa através das redes sociais. Agora, a Sunweb dará a Dumoulin o tempo necessário para recuperar.
O próprio ciclista holandês explicou os motivos: "O último mês foi extremamente difícil pelos contratempos na recuperação do joelho. Depois do que aconteceu na Volta a Itália, tinha vontade a participar no Tour, mas esta semana apercebi-me de que não estava a ser realista e que não existe tempo para recuperar a bom nível. Tentei tudo ao meu alcance para ir ao Tour, mas tenho mesmo de ouvir o meu corpo e deixar de perseguir um objetivo pouco realista".
Segundo o médico do Team Sunweb, Anko Boelens: "O Tom estava ansioso por ficar bom a tempo de ir ao Tour e tentou tudo o que estava ao seu alcance, mas a conclusão é que tal simplesmente não é possível. Achámos que o processo de descanso, recuperação e regresso gradual à competição seria suficiente, mas como em qualquer recuperação, houve contratempos. O calendário não está do nosso lado, por isso a decisão correta foi dar mais tempo ao Tom para voltar em boa forma física. Apesar da sua vontade e desejo de competir na Volta a França, é melhor deixar este objetivo em stand by, para que a recuperação seja plena".
Tom Dumoulin abandonou a Volta a Itália após sofrer uma dura queda na quarta etapa, na qual magoou o joelho esquerdo. Após algumas semanas de recuperação, voltou a competir - aparentemente recuperado - no passado Critérium du Dauphiné, o qual abandonou à sétima etapa, "simplesmente por precaução", segundo a sua equipa. Mas o ciclista holandês não teve boas sensações na prova francesa, o que o levou a tomar a decisão de não correr o Tour, no qual iria partir como um dos grandes favoritos.
Dumoulin é mais um dos favoritos a não marcar presença no Tour deste ano, após a confirmação de que Chris Froome (Team Ineos) também devido a queda, não estaria na prova.