A Brasil Ride consolidou-se como uma das provas por etapas mais duras do mundo. O organizador é Mario Roma, lisboeta que largou o mundo da vela e se dedicou de alma e coração ao BTT, transformando um evento nacional numa prova de prestígio internacional.
Tiago Ferreira, amigo de longa data de Mario Roma, tem sido presença assídua nesta prova e já ganhou quatro edições (a contar com esta). Este ano, tudo foi mais difícil devido à chuva e, particularmente, devido à lama que, em alguns casos, tornava quase impossível a progressão.
O português começou a preparar esta prova em Dezembro do ano passado e após ter participado em algumas provas na Europa com o espanhol David Valero (ambos conhecem-se há alguns anos e são patrocinados pela BH Bikes), o luso convidou o espanhol, que recentemente anunciou a sua retirada da Taça do Mundo de BTT, apostando agora em provas por etapas e eventualmente em eventos de gravel.
O espanhol aceitou o convite e ambos delineram uma estratégia para esta prova que passava pela vitória do espanhol no máximo de etapas possíveis e pela vitória à geral do luso. E assim foi. No entanto, como referiu Tiago Ferreira, "Foi sem dúvida a Brasil Ride mais difícil e mais extrema de todos estes 15 anos".
David Valero ficou no segundo lugar a 14,47 segundos. Quanto à categoria feminina, a vencedora foi a colombiana Monica Calderón. A brasileira Karen Olímpico foi segunda.
CLASSIFICAÇÕES
Podes consultar todas as classificações aqui.
