comitium

Taça de Portugal de XCO: Joana Monteiro e Mário Costa continuam a dominar

Mário Costa e Joana Monteiro, da equipa espanhola Brújula Bike Racing Team, venceram hoje na pista do Jamor (Oeiras), a segunda etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico na categoria de elite. Ambos ganharam as duas provas pontuáveis já realizadas.

FPC, editado por www.mountainbikes.pt

Joana Monteiro e Mário Costa continuam a dominar
Joana Monteiro e Mário Costa continuam a dominar

O pódio de elite masculina foi exatamente igual ao da corrida de abertura da Taça de Portugal. Mário Costa chegou na frente, deixando Ricardo Marinheiro (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) a 37 segundos e David Rosa a 1m44s. O traçado enlameado do Jamor tinha algumas secçóes técnicas e o estado degradado do terreno (sobretudo na corrida elite) fez os principais atletas puxar dos galões, numa disputa que se adivinhava a três entre estes três atletas. David Rosa e Ricardo Marinheiro levavam alguma vantagem pois já conheciam uma parte do percurso, mas foi Mário Costa a demonstrar estar nesta fase numa forma superior. 

Muitos atletas tiveram problemas mecânicos e a escolha dos pneus adequados fez toda a diferença, sobretudo nas subidas mais difíceis que exigiam um misto de técnica e pneus com tacos mais espaçados. 

Quanto à categoria feminina, Joana Monteiro venceu a prova com 3m47s de vantagem sobre Marta Branco (Maiatos/Reabnorte). A terceira, a 6m40s, foi Lúcia Vázquez (ProRebordosa/LROpticas/RJGroup).

Márcio Peralta (BTT Loulé/Elevis) foi o melhor júnior, mas o comandante da Taça de Portugal nesta categoria é João Macedo (BTT Seia). Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) reforçou o domínio em juniores femininas com novo triunfo. Os melhores cadetes foram Diogo Neves e Daniela Campos (BTT Loulé/Elevis).

Entre os veteranos masculinos impuseram-se o master 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas), o master 40 David Inácio (Automóveis Ribeiro/GDVP) e o master 50 Rodolfo Lopes (ASC/Focus Team/Vila do Conde). Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva) ganharam em master 30 e em master 40 femininas, respetivamente. 

Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Brejinho/Bike Zone Leiria) foi o único paraciclista presente.

A terceira prova da Taça de Portugal de XCO vai disputar-se no dia 13 de maio, no Fundão.

Os melhores videos