O majestoso Passo dello Stelvio, um dos grandes colossos do ciclismo, com os seus cerca de 25 km a 7,5% de pendente média, dinamitou a Volta a Itália, que a apenas três dias do seu fim, acabou com o sonho da camisola rosa de João Almeida.
Desta batalha alpina, Wilco Kelderman sai como novo líder da geral. Kelderman, que sofreu muito nos quilómetros finais, andou muito tempo sozinho, apesar de ter um companheiro de equipa à sua frente, Jai Hindley, que acabou por ganhar a etapa. A luta pela vitória foi decicida entre Hindley e Tao Geoghegan Hart. Agora, apenas 15 segundos separam o holandês, o australiano e o britânico.
João Almeida, na sua primeira participação numa grande Volta (e primeiro ano no World Tour), não conseguiu acompanhar o ritmo dos trepadores mais fortes no dia de hoje, perdendo quase 5 minutos e assim as hipóteses de ir ao pódio. Mesmo assim, fica para a história do ciclismo português o que o ciclista das Caldas da Rainha fez, nunca virando a cara à luta, liderando o seu grupo na perseguição - embora tivesse um colega seu (Fausto Masnada) que pouco ajudou - e chegando à frente de, por exemplo, um verdadeiro "Deus" em Itália: Vinvenzo Nibali, que vinha para esta prova com o intuito de a ganhar.
Feitas as contas, João Almeida está agora no quinto posto, a menos de um minuto do quarto classificado, Pello Bilbao. Falta saber como será a recuperação - sempre difícil depois de etapas como esta - sobretudo porque Sábado será um dia importantíssimo para a geral. João Almeida terá de estar em grande forma pois será novamente um dia duríssimo.