O jovem norte-americano da Jumbo Visma, Sepp Kuss, um dos trepadores mais prometedores da nova geração, venceu com autoridade a 15ª etapa da Volta a Espanha, no alto do Santuário de Acebo. O jovem ciclista intrometeu-se na fuga do dia, atacando a 6 km do topo. Rúben Guerreiro (Katusha), ainda sem equipa para o próximo ano pois tudo indica que a formação russa irá terminar, cortou a meta em segundo lugar numa luta taco a taco com o britânico Geoghegan (Ineos). Ambos já tinham sido colegas de equipa na Axeon, mas no fim da etapa, quando Guerreiro tentou cumprimentar o ciclista da Ineos, este não mostrou grandes intenções de cumprimentar o ciclista da margem sul.
Quanto aos homens da geral, e após um início fulgurante a cargo da Movistar, que conseguiu colocar na fuga Marc Soler, esteve algo apagada até ao início da subida final, quando Alejandro Valverde arrancou, com a única resposta por parte do líder Primoz Roglic. Ambos colaboraram para tentar distanciar ao máximo os restantes rivais como Pogacar e López, os grandes derrotados do dia. Também Quintana perdeu bastante tempo.
Valverde cimentou o seu segundo lugar na geral, a 2m25 de Roglic. O terceiro é Pogacar, agora a 3m42, o quarto é Miguel Ángel López a 3m59 e o quinto é Quintana, já a 5m09.
A etapa de amanhã, entre a localidade de Pravia e o inédito alto de La Cubilla, com 144,4 km e duas subidas de 1ª categoria, bem como a subida final de categoria especial serão novamente demolidoras. Será que Roglic ainda terá forças para responder aos inúmeros ataques que se seguirão?