Este sábado, o palco da grande abertura da época será Maiorca, Espanha. Seguem-se as cidades de Berlim (19 de novembro), uma estreia no calendário, Paris (26 de novembro) e Londres (2 e 3 de dezembro).
A Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI conta com uma cobertura global através do Discovery+, GCN+, App do Eurosport e Eurosport 1. A Warner Bros. Discovery aproveitará ainda os outros canais gratuitos e de entretenimento na Europa para garantir que o evento atinge o maior número possível de telespetadores.
Scott Young, Vice-Presidente sénior de conteúdos e de produção da Warner Bros. Discovery Sports Europa referiu: “Estamos empenhados em contar as histórias dos atletas de ciclismo de pista masculinos e femininos ao longo de todo o ano, isso faz parte da ambição que temos em dar maior destaque a este desporto no período entre os Jogos Olímpicos, ajudando-o a crescer e alcançar novos públicos.”
“Ao transmitir todas as corridas em direto nos nossos canais e plataformas, incluindo streaming ininterrupto e uma ampla cobertura em canal aberto, vamos dar escala à Liga de Campeões de Ciclismo de Pista da UCI e levá-la até milhões de telespetadores. Juntando a isso às empolgantes inovações, na qual se inclui a revelação da nossa primeira experiência de metaverso para os fãs nas jornadas de Londres, damos novas oportunidades para interagir com a competição e aumentar a conexão com o ciclismo de pista.”
Sir Chris Hoy e Sir Bradley Wiggins – que somam um total de nove medalhas de ouro olímpicas no ciclismo de pista – vão partilhar os seus conhecimentos e experiência com os fãs de todo o mundo. Vão igualmente falar com alguns dos principais protagonistas nas pit lanes durante as noites de competição. O ex-ciclista profissional Adam Blythe também vai fazer parte da equipa em todos os eventos. Já a lenda do ciclismo Alberto Contador, por sua vez, vai fazer parte da cobertura do Eurosport Espanha na jornada inaugural da temporada, em Maiorca.
Emma Hinze (Alemanha) e Harrie Lavreysen (Países Baixos) venceram o Sprint feminino e masculino respetivamente na edição passada e Katie Archibald (Grã-Bretanha) e Gavin Hoover (EUA) foram os primeiros vencedores da categoria Endurance, superando a concorrência de alguns dos melhores ciclistas do mundo. Lavreysen, Archibald e Hoover regressam em 2022 para defender os títulos na 2.ª edição da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista.
CURIOSIDADES DA LIGA DOS CAMPEÕES DE PISTA
- Em 2021, a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI chegou a um total de 149 milhões de espectadores em toda a rede Warner Bros. Discovery.
- Ciclistas de 25 países, que representam 60 títulos mundiais e 19 medalhas olímpicas (14 ouro, 7 prata, 4 bronze)
- Corridas: Keirin e Sprint (Sprint) e Scratch e Eliminação (Endurance)
- Quase 20.000 pessoas encheram os velódromos para assistir às corridas, com três das quatro jornadas esgotadas
- 23 câmaras cobrem toda a ação das corridas
- Tecnologia Web3 usada pela primeira vez em 2022, incluindo visualizações do metaverso para as jornadas de Londres (com Infinite Reality)
- Gráficos de realidade aumentada sobrepostos como parte da transmissão em direto das corridas; dados em tempo real no velódromo e nos LED de 360 graus
- Campeões de 2021: Emma Hinze (Sprint Feminino – Alemanha), Harrie Lavreysen (Sprint Masculino – Países Baixos), Katie Archibald (Endurance Feminino – Reino Unido), Gavin Hoover (Endurance Masculino – EUA).
CALENDÁRIO
- Jornada 1: 12 de novembro, Velodrom Illes Balears, Maiorca, a partir das 17:30
- Jornada 2: 19 de novembro, Berlim Velodrom, Berlim, a partir das 17:30
- Jornada 3: 26 de novembro, Velódromo Nacional de St-Quentin-En Yvelines, Paris, a partir das 17:30
- Jornada 4: 2 de dezembro, Lee Valley VeloPark, Londres, a partir das 18:30
- Jornada 5: 3 de dezembro, Lee Valley VeloPark, Londres, a partir das 18:30
Poderás saber mais detalhes desta Liga dos Campeões aqui: ucitrackchampionsleague.com.