A integração do e-MTB nas estruturas e regulamentações desportivas a cargo da UCI confirmou-se na escolha do lugar e da data para a celebração do primeiro Campeonato do Mundo de e-MTB em 2019. Será a 24 de agosto, em Mont Saint-Anne, abrindo os dias de competição dos Campeonatos do Mundo de BTT em todas as categorias.
Para além disso, há uma nova liga para este tipo de bicicletas, a e-Enduro International Series, sob a alçada da UCI. Esta liga patrocinada pela Mondraker terá o seguinte calendário: 13 e 14 de abril (Granada, Espanha), 27 e 28 de julho (Valberg, França), 14 e 15 de setembro (Rimini, Itália) e 5 e 6 de outubro (Loano, Itália). Mais informações aqui:https://e-endurointernationalseries.com.
Quanto aos Mundiais no Canadá na vertente de ebike, existirão duas provas, uma de elite para homens e outra para elite na categoria feminina, e só poderão participar atletas acima dos 19 anos. O circuito terá 7.3 km e terá uma duração aproximada de uma hora e meia a duas horas. A UCI já anunciou as principais regras para a disputa deste campeonato:
-Pode-se utilizar bicicletas Pedelec com até 250W e com uma assistência à pedalada até 25 km/h.
-O motor apenas pode ser um apoio à pedalada, embora seja permitida a utilização do modo walk assist para a assistência na partida até aos 6 km/h.
-Não é possível substituir as baterias.
-Haverá assistência técnica, no entanto não é possível substituir nem a bateria nem a bicicleta.
Tanto os homens como as mulheres terão os mesmos prémios e haverá um jersey específico desenhado para os vencedores.
Poderás saber mais em www.uci.ch.