Pauline Ferrand - Prévot (Visma - Lease a Bike) venceu de forma gloriosa a última etapa da Volta a França feminina e terminou a prova em primeiro lugar da classificação geral. Depois de ter sido uma das dominadoras no BTT, decidiu focar-se na estrada e este ano não só ganhou a Paris-Roubaix como a Volta a França, um facto inédito no escalão feminino. Demi Vollering (FDJ-Suez) terminou no segundo lugar e Katarzyna Niewiadoma (Canyon-SRAM zondacrypto) ficou em terceiro.
Lembramos que Prevot foi campeã olímpica de BTT (Cross Country Olímpico) há um ano em Paris e disse nessa altura que iria trabalhar muito para voltar a dar uma grande alegria aos franceses. Dito e feito! Hoje defendeu a liderança na última etapa (124 km entre Praz sur Arly e Châtel Les Portes du Soleil), numa jornada com duas subidas de primeira categoria, o palco ideal para esta leve francesa, habituada a subidas com mais de 18% de inclinação no BTT.
A subida de Joux Plane (11,6 km com uma inclinação média de 8,5%) foi preponderante, dado que foi precisamente aqui que começaram as veleidades. Niewiadoma teve um dia azarado, sendo uma das afetadas numa queda coletiva e Sarah Gigante (AG Insurance - Soudal) atacou com grande valentia a 9 km do topo.
A ciclista australiana reduziu ao mínimo o número de elementos no grupo principal. As favoritas à classificação geral juntaram-se a Anna van der Breggen (Team SD Worx-Protime), que liderava a corrida desde a fuga. Infelizmente para Sarah Gigante, o esforço que fez na subida foi inglório e acabou por perder gás, perdendo de vista as suas companheiras de fuga.
Van der Breggen, Vollering, Niewiadoma e Ferrand - Prévot lutaram pela vitória. E nessa altura o mosntruoso Col du Corbier, a última dificuldade montanhosa do dia, foi deliceradora. Só Prevot teve capacidade e pernas para atacar a 6,5 km da meta, garantindo a sua segunda vitória de etapa e o triunfo na classificação geral.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com