comitium

Lusos no Mundial de paraciclismo de olho nas medalhas e em Tóquio

A Equipa Portugal participa no Campeonato do Mundo de Paraciclismo, que decorre em Maniago, Itália, de 2 a 5 de agosto, com três corredores. Tentar repetir o pódio do ano passado e alargar a presença nos Jogos Paralímpicos são os grandes objetivos.

Lusos no Mundial de paraciclismo de olho nas medalhas e em Tóquio
Lusos no Mundial de paraciclismo de olho nas medalhas e em Tóquio

O selecionador nacional de paraciclismo, José Marques, convocou Telmo Pinão (Casa do Benfica de Montemor-o-Velho/APCA), que vai competir na classe C2, Luís Costa e Flávio Pacheco (Sporting-Tavira), que vão correr, respetivamente, em H5 e H4.

As maiores esperanças de resultado imediato residem em Luís Costa, que, no Mundial de 2017, foi o terceiro classificado na prova de contrarrelógio. “Depois de termos subido ao pódio no ano passado, o nosso objetivo não pode ser outro que não lutar pelas medalhas, tanto na prova de fundo como de contrarrelógio. Mas sabemos que é uma meta muito difícil de alcançar, tendo em conta o excelente lote de adversários que estará presente na corrida”, reconhece José Marques.

O “caderno de encargos” de Telmo Pinão e de Flávio Pacheco passa por garantir a inclusão no programa de qualificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Para isso terão de terminar uma das provas, fundo ou contrarrelógio, nos dez primeiros classificados e nos dois primeiros terços da classificação.

O circuito de Maniago é mais seletivo do que o do Mundial transato, com uma subida com cerca de 2,5 quilómetros e a reta da meta em plano ascendente.

O primeiro paraciclista português a entrar em ação é Flávio Pacheco, que disputa o contrarrelógio de classe H4, com 13,6 quilómetros, às 15h00 de quinta-feira, 2 de agosto. Na sexta-feira, cerca das 10h00, Telmo Pinão corre os 13,6 quilómetros do contrarrelógio de classe C2. Cerca das 17h00 será a vez de Luís Costa cumprir o exercício individual de 27,2 quilómetros destinado à classe H5.

As provas de fundo de classe H4 e H5 estão marcadas para sábado, tendo ambas 68 quilómetros. Flávio Pacheco compete às 10h15 e Luís Costa corre às 15h45.

Telmo Pinão encerra a participação lusa neste Campeonato do Mundo às 8h00, momento de partida para os 68 quilómetros da prova de fundo para a classe C2.

Arquivado em:

Mais um prodígio luso na Hagens Berman Axeon

Relacionado

Mais um prodígio luso na Hagens Berman Axeon

Selins Smanie chegam ao mercado luso através da Bicimax

Relacionado

Selins Smanie chegam ao mercado luso através da Bicimax