Competição

Mathieu van der Poel ganha pela oitava vez os Mundiais de ciclocrosse

O neerlandês Mathieu van der Pol voltou a escrever mais uma página dourada na sua carreira, batendo Eric de Vlaeminck como o ciclista com mais títulos mundiais no ciclocrosse. 

Ciclismo a fundo. Foto: Dion Kerckhoffs/CV/SprintCyclingAgency

1 minuto

Mathieu van der Poel ganha pela oitava vez os Mundiais de ciclocrosse

Se alguém tinha dúvidas da capacidade de Mathieu van der Poel, este fim de semana certamente mudou de opinião. O neerlandês conquistou o seu oitavo título de campeão do mundo de ciclocrosse, rolando sozinho a partir da segunda volta. Além disso, historicamente bateu o recorde de vitórias que pertencia a Eric de Vlaeminck. Quanto ao pódio, os restantes lugares foram ocupados por Tibor del Grosso (medalha de prata) e Thibau Nys (medalha de bronze). 

A lama, a areia e as zonas florestais foram o palco desta prova que decorreu em Hulst, nos Países Baixos. Logo desde o tiro de partida começaram os ataques com dois neerlandeses a liderar o pelotão: Tibor del Grosso e o atual campeão do mundo. 

Foto: Dion Kerckhoffs/CV/SprintCyclingAgency

Nys conseguiu juntar-se a esta dupla na frente, no entanto, após a primeira volta - que foi feita sempre num ritmo muito elevado -, Van de Poel decidiu fazer aquilo que mais gosta: destroçar a corrida. Acelerou, ganhou uma vantagem de 20 segundos e aos poucos foi ganhando uma margem que chegou a ter um minuto. 

É esta atitude que carcateriza Van der Poel. Atacar sem receio de perder e esperar que os adversários tenham um dia pior do que o dele. Quando ganhou uma margem confortável, reduziu a intensidade e no final das oito voltas cortou a meta com mais de 30 segundos de vantagem sobre Tibor del Grosso. 

Na categoria júnior masculina ganhou outro neerlandês:Delano Heeren. O italiano Filippo Grigolini ficou com a medalha de prata, batendo na linha de meta o belga Giel Lejeune, que foi medalha de bronze. Na prova sub-23 feminina, novamente domínio dos Países Baixos, graças à vitória de Leonie Bentveld. Viktoria Chlandonova foi segunda e Célia Gery terceira. 

PORTUGUESES EM PROVA

Nos sub-23 masculinos, Rafael Sousa foi 27º, a 3m24 do vencedor Aaron Dockx. Nos júniores masculinos, João Vigário foi 44º (a 4m32) e Hugo Ramalho 57º (a 7m03). 

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Relacionados