comitium

Mário Costa 43.º no Europeu de XCO

Mário Costa, 43.º, foi o melhor elemento da Equipa Portugal na prova masculina do Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico, disputada em Glasgow, Escócia. Joana Monteiro foi 30.ª na corrida feminina.

Mário Costa 43.º no Europeu de XCO
Mário Costa 43.º no Europeu de XCO

A corrida desta tarde não correu da melhor forma à Equipa Portugal. Mário Costa e Ricardo Marinheiro não conseguiram aproximar-se dos lugares cimeiros e foram ambos vítimas de furos, que prejudicaram ainda mais o resultado final, atirando Portugal para fora dos lugares de pontuação para o ranking olímpico.

Mário Costa furou ainda na fase inicial da corrida e não recuperou depois do percalço, cortando a meta na 43.ª posição, a 9m37s do suíço Lars Forster, que atacou na última volta para vencer isolado, deixando o italiano Luca Braidot a 24 segundos e o espanhol David Valero a 35 segundos nas restantes posições do pódio. Ricardo Marinheiro furou sensivelmente a meio da prova. Acabou no 49.º lugar, a uma volta do vencedor.

Joana Monteiro foi uma das 31 corredoras presentes na prova feminina, acabando por ser a 30.ª classificada, a uma volta da vencedora, a suíça Jolana Neff, que dominou completamente a prova, vencendo com margem folgada sobre as adversárias mais próximas, a francesa Pauline Ferrand Prevot, que gastou mais 2m04s, e a belga Githa Michels, que ficou a 3m27s.

“O desempenho da Joana Monteiro enquadra-se no que seria normal acontecer, permitindo ainda somar alguns pontos para o ranking. A prova masculina é que correu abaixo das expectativas que tínhamos. Já vem sendo recorrente sofrermos furos. Quase que diria que somos a Seleção que mais incidentes destes tem”, avalia o selecionador nacional, Pedro Vigário.

De salientar que o percurso, maioritariamente artificial, tinha poucas zonas de ultrapassagem. Ressalvamos igualmente a não presença de alguns dos principais atletas europeus pois realiza-se uma prova da Taça do Mundo no Canadá no próximo domingo, sendo a prioridade para a maioria das equipas de fábrica.

Os melhores videos