Competição

Iúri Leitão e Diogo Narciso conquistam a medalha de prata no madison do Europeu de Pista

Depois da medalha de ouro obtida por Iúri Leitão na prova de omnium, a Seleção Nacional voltou a festejar no último dia do Campeonato da Europa de Pista, em Konya, na Turquia. A dupla formada por Iúri Leitão e Diogo Narciso sagrou-se vice-campeã da Europa de madison.

FPC. Foto: Türkiye Bisiklet Federasyonu (cedida pela FPC)

1 minuto

Iúri Leitão e Diogo Narciso conquistam a medalha de prata no madison do Europeu de Pista

Após a conquista da medalha de ouro no omnium, Iúri Leitão voltou a brilhar no velódromo turco, desta feita com a companhia de Diogo Narciso, que substituiu o lesionado Miguel Salgueiro na prova de madison e garantiu a sua primeira medalha num Europeu da categoria elite.

A dupla portuguesa pontuou em 12 dos 20 sprints da prova de madison, tendo vencido três desses sprints e ainda dobrado o pelotão por uma ocasião. Tudo somado, Iúri Leitão e Diogo Narciso somaram 55 pontos, tendo ficado apenas atrás da dupla alemã (Roger Kluge e Moritz Augenstein), que conquistou o ouro com 85 pontos. O bronze ficou para a Bélgica (Jasper De Buyst e Jules Hesters), com 38 pontos. 

“Abordámos a corrida com cautela, gerindo muito bem a energia. Tínhamos um plano estratégico que os corredores cumpriram à risca, com um nível tático de excelência. O plano passou por atacarmos com sentido de oportunidade e surpresa no momento crítico da corrida, o que nos permitiu subir ao pódio. Tivemos a consciência de que seria difícil chegar ao primeiro lugar e soubemos defender a nossa posição até ao final. Estou muito satisfeito com o trabalho e a resposta da equipa”, explicou Gabriel Mendes.

Portugal termina assim o Campeonato da Europa de Pista com duas medalhas conquistadas. Além da medalha de prata alcançada esta quinta feira no madison, Iúri Leitão sagrou-se esta quarta-feira Campeão Europeu de omnium.

“O balanço global é extremamente positivo. Tivemos momentos de alguma infelicidade na primeira parte do Campeonato, marcados pela queda do Miguel Salgueiro, que teve impacto na equipa, mas os atletas souberam dar a melhor resposta perante a adversidade. No setor feminino, a Daniela Campos conseguiu reforçar o seu ranking, recuperando pontos importantes. Terminámos com chave de ouro: saímos daqui campeões europeus de omnium e com este segundo lugar no madison. Saímos com excelência e agora há que continuar a trabalhar nos próximos objetivos”, concluiu o Selecionador Nacional, que deixou ainda um agradecimento especial ao trabalho e dedicação de toda a comitiva portuguesa presente na Turquia.

Etiquetas:

Relacionados