Natural da Lousã, Fábio André Lopes Fernandes tem 18 anos. Tem-se mostrado um corredor bastante completo, com maior evidência no contrarrelógio, pois é Bicampeão Nacional desta especialidade, título que renovou na temporada que agora terminou. Também em 2020 sagrou-se Campeão Regional e Nacional de Rampa. Já no ano de 2019 foi considerado o melhor Júnior de primeiro ano e venceu a Taça do Minho, troféu que já tinha conquistado em 2018.
A EFAPEL é a única estrutura lusa com uma escola de formação que abrange todos os escalões e a aposta em Fábio Fernandes não é mais do que a concretização de um dos propósitos para o qual o projeto foi criado: garantir o futuro da estrutura profissional e fazer subir jovens promessas do ciclismo ao nível profissional.
“Estou bastante motivado por ingressar nesta Equipa que é como uma família para mim. Aqui sinto-me em casa, porque foi cá que realizei toda a minha formação e sem dúvida que me sinto realmente bastante bem junto destas pessoas. Será um ano de muita aprendizagem, sobretudo para ganhar experiência neste novo escalão que ingresso. Será bastante desafiador ao nível pessoal, assim como profissional", explicou o jovem Fábio Fernandes.