A edição deste ano apresenta números que reforçam a importância do evento que decidirá os novos detentores das camisolas de campeão nacional: estão confirmados 178 inscritos, em representação de 46 equipas.
Ao longo dos três dias de competição, estarão em jogo 36 títulos nacionais, disputados num programa intenso de 53 provas que abrangem 7 disciplinas e 5 categorias. As provas destinam-se às categorias de juvenis, cadetes, juniores, elites e paraciclismo, tanto masculinos como femininas.
A competição terá início às 18h desta sexta-feira, com uma jornada totalmente dedicada à disciplina de omnium para a categoria de elite, até às 22h. No sábado, a atividade decorre entre as 9h30 e as 21h45, com uma pausa entre as 13h e as 14h. Este segundo dia reserva as decisões de scratch (juvenis, juniores e elites), eliminação (cadetes, juniores e elites), madison (elites masculinos), quilómetro contrarrelógio (juvenis) e corrida por pontos (juniores e cadetes).
No domingo, o programa desportivo começa às 9h e prolonga-se até às 20h, com um intervalo para almoço entre as 12h40 e as 13h40. Neste último dia, serão decididos os novos campeões nacionais de quilómetro contrarrelógio (juniores, cadetes e paraciclismo), perseguição individual (elites, juniores e cadetes), scratch (cadetes), eliminação (paraciclismo) e corrida por pontos (elites).
O Campeonato Nacional de Pista é aberto ao público e a entrada no Velódromo Nacional é totalmente gratuita durante todos os dias de prova.
