A grande novidade é a estreia oficial do Campeonato Nacional de Team Relay (estafetas mistas), agendado para as 14h30 de sábado. Esta prova exige que as equipas sejam compostas por quatro elementos, com uma configuração obrigatória que promove a inclusão e a estratégia: duas atletas femininas e dois atletas masculinos, sendo que um destes tem de pertencer obrigatoriamente aos escalões sub-17 ou sub-19.
Cada ciclista cumprirá uma volta completa ao percurso antes de passar o testemunho, tornando a gestão tática da equipa num fator decisivo para a conquista do título.
Já no domingo, o foco recai sobre as provas individuais, onde os ciclistas procuram suceder aos campeões de 2025, Rafael Sousa e Beatriz Guerra. A competitividade será elevada, estando em prova nomes a ter em conta como Bruno Silva (Boavista/RP/Paredes) e Tânia Lima (SAERTEXPortugal/CRIAZinvent), que recentemente se sagraram vencedores da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2025.
O traçado de 2,5 km desenhado na Bela Vista (Lisboa) servirá de palco para ambos os dias e foi projetado para ser um verdadeiro teste de polivalência, composto por subidas explosivas, zonas de areia, obstáculos artificiais e descidas técnicas que obrigarão a uma gestão rigorosa do esforço.
As inscrições para todas as categorias - desde as escolas e camadas jovens até aos elites e masters - estão abertas no portal oficial da Federação e encerram oficialmente às 23h59 desta quarta-feira, dia 7 de janeiro.
O programa de domingo inicia-se às 9h com o Campeonato da Juventude, prolongando-se ao longo do dia com as várias mangas competitivas que definirão os novos campeões nacionais das diversas categorias.
O ponto alto do evento acontece na tarde de domingo, com a prova de elites e sub-23 masculinos agendada para as 14h45. A cerimónia protocolar final terá lugar às 16h, momento em que serão consagradas as novas camisolas de campeão nacional de 2026.
