As últimas semanas têm sido de grande expetativa já que as equipas que vão participar esta época na Taça de Portugal feminina estiveram a ultimar os detalhes. 140 atletas rumaram a Cantanhede para a prova de abertura da Taça, apesar de a partida ter sido em Pena. Foi a prova da Taça com mais inscrições de sempre, o que atesta bem o novo fulgor que o ciclismo feminino está a ter.
Esta prova de abertura estreou também uma novidade: este ano passa a existir uma classificação distinta para ciclistas sub-23, algo que visa incentivar jovens corredoras e tornar mais justas as classificações.
No total, as ciclistas elite e sub-23 percorreram 81.2 km, dando três voltas a um percurso demarcado, tendo a vencedora sido Iuliia Legkova (Korpo Activo/Penacova), batendo Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) e Maaris Meier (Maiatos), segunda e terceira classificadas, respetivamente.
Na categoria sub-23, Sofia Gomes (Massi Tactic) foi a vencedora, seguida de Beatriz Santos (Korpo Activo/Penacova), segunda classificada e de Mariana Vargem (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), terceira classificada.
Nas categorias mais jovens, Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) ganhou com vantagem sobre Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), tendo Íris Chagas (Cantanhede Cycling/VESAM) fechado o pódio. Este escalão etário percorreu 63.1 km.
Por sua vez, em cadetes Beatriz Guerra (Velo Performance/JS Campinense) bateu ao sprint Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela/ADRT) e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), após 45,5 km.
Nas veteranas, Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM) venceu em masters 30, Ana Neves (Bike&Nutrition Shop) em masters 40 e Filomena Gomes (Vertentability/CRG) em masters 50.