A etapa de hoje da Volta a Itália teve 238 km e contou com Carlos Pinto, diretor da Revista Ciclismo a fundo na cabine de comentadores da Eurosport Portugal, o canal que transmite o Giro de Itália no nosso país.
Numa longa jornada marcada pela queda logo no início da etapa onde o líder da geral (Primoz Roglic) foi um dos envolvidos, o cenário complicou-se para a Jumbo-Visma pois viu-se praticamente obrigada a trabalhar o dia todo na frente do pelotão, desgastando os seus ciclistas.
Uma fuga com 13 ciclistas que foi crescendo em termos de distância para o pelotão definiu o cenário mais do que previsível de hoje. Dessa fuga de 13 elementos, dois fugiram, ambos italianos: Fausto Masnada, que acabou por ganhar a etapa e Valerio Conti, que tinha claras intenções pois era o mais bem classificado dos fugitivos.
Feitas as contas, Conti enverga agora a camisola rosa de líder da geral e tem mais de 5 minutos de vantagem sobre Roglic, Yates, Nibali, López...
A Volta a Itália sofre assim uma autêntica reviravolta na classificação, tudo porque nenhuma equipa quis ajudar a Jumbo-Visma a perseguir os fugitivos, numa clara intenção de desgastar ao máximo os companheiros de equipa de Roglic.
Nota extremamente positiva para Amaro Antunes, na sua estreia no Giro (é o único português em prova), pois conseguiu manter-se no grupo que perseguia o duo da frente, estando agora em sexto lugar da geral a 2´45 de Conti, o novo líder.