O colombiano Esteban Chaves (Mitchelton-Scott) impôs-se na 19ª etapa da Volta a Itália, com final em San Martino di Castrozza, na qual o seu compatriota Miguel Ángel López (Astana) retirou 43" ao grupo de favoritos e o equatoriano Richard Carapaz (Movistar) mantém a sua vantagem face aos seus mais diretos adversários - Nibali, Roglic, Landa e Mollema - em vésperas da etapa rainha de amanhã, que deverá sentenciar este Giro.
Esta vitória aconteceu um ano depois do seu último triunfo - também na Volta a Itália, a de 2018, na etapa de Etna -. Chavito (como é carinhosamente conhecido), teve uma temporada muito complicada por diversos problemas de saúde (culminados com uma mononucleose), que o deixaram parado durante meses. O colombiano fez parte de uma fuga de doze ciclistas (entre eles o português Amaro Antunes) que chegaram a acumular uma grande vantagem face ao pelotão e que decidiram entre eles a vitória de etapa (pois não significavam perigo aos principais candidatos à geral).
Chaves era o melhor trepador do grupo e demonstrou isso mesmo, fazendo vários ataques. A cerca de 2.7 km da meta conseguiu fugir e no seu encalce estavam os integrantes da fuga. Mas Chaves esteve mesmo mais forte e acabou por ganhar, tendo Amaro Antunes estado em segundo lugar no seu encalce, mas acabou por ser ultrapassado nos metros finais por Andrea Vendrame. O português está no 48º lugar da geral.
Entre os favoritos, o único que se moveu com êxito foi López que atacou a 6 km da meta e chegou com uma vantagem de 43" sobre os favoritos. Entre os cinco primeiros da geral (Carapaz, Nibali, Roglic, Landa e Mollema) não houve diferenças.
Amanhã será o dia mais decisivo, e espera-se uma batalha terrível. A ligação de Feltre a Monte Avena (com 194 km) será a última oportunidade para os trepadores, pois possui cinco subidas longas e de grande exigência: Cima Campo (18,7 km a 5,9%), Passo Maanghen (18,9 km a 7,6%), Passo Rolle (20,6 km a 4,7%), e, após uma longa e rápida descida, as subidas finais de Croce d´Aune (11’1 km a 5’5%) e Monte Avena, de 6,9 km a 7,3%, onde poderá ficar sentenciada a prova.
CLASSIFICAÇÃO DA 19ª ETAPA
CLASSIFICAÇÃO GERAL