Triatleta Cameron Wurf assina pela equipa INEOS

Esta contratação de última hora vem em seguimento do abandono de Vasil Kiryenka da alta competição, pelo que Wurf irá participar já este domingo na Cadel Evans Great Ocean Road Race.
Carlos Pinto
Triatleta Cameron Wurf assina pela equipa INEOS
Triatleta Cameron Wurf assina pela equipa INEOS

O australiano tinha abandonado o ciclismo em 2014 e nos últimos anos destacou-se no triatlo de longa distância. Wurf competirá pela INEOS na primeira parte da temporada e depois irá preparar o Mundial Ironman de Kona.

Cameron Wurf tem 36 anos e entre 2017 e 2014 correu pela Cannondale no escalão World Tour (aliás, estivemos num estágio com ele em Los Angeles, e se guardas revistas antigas certamente leste este artigo na revista Ciclismo a fundo Portugal). Após estas temporadas no ciclismo, focou a sua atenção no triatlo, desporto onde tem sido consagrado como um dos melhores do mundo em provas de longa distância.

Em 2018, Wurf participou em oito provas Ironman, acabando em sete delas no Top-5, e no Mundial Ironman de Kona (Hawai) - o mais prestigiado do mundo - bateu o recorde no segmento de ciclismo, completando os 180 km em 4h07m30. Na temporada de 2019 bateu o recorde do Ironman de Itália com 7h46m54 (o 11º melhor tempo da história na distância), e apenas um mês depois finalizou em 5º no IM de Kona, com o tempo de 8h06m41. O australiano está numa trajetória ascendente na disciplina, tendo terminado em 17º (em 2017), 9º (em 2018) e em 5º (em 2019) nas últimas edições da prova hawaiana.

Cameron Wurf é amigo pessoal de Geraint Thomas, treina regularmente com alguns dos ciclistas da INEOS (especialmente Froome, Thomas e Sivakov), além de que o seu treinador, Tim Kerrison, é também o treinador da equipa britânica. Todas estas conexões, sem dúvida alguma, facilitaram a sua incorporação na INEOS.