Trek-Segafredo contrata o veterano Pieter Weening (39 anos)

O ciclista holandês junta-se à equipa norte-americana até ao final desta temporada.
Carlos Pinto
Trek-Segafredo contrata o veterano Pieter Weening (39 anos)
Trek-Segafredo contrata o veterano Pieter Weening (39 anos)

A Trek-Segafredo acabou de anunciar a contratação de Pieter Weening até final deste ano. O veterano holandês tem 39 anos e leva 16 temporadas como profissional.

O ciclista tornou-se profissinal em 2004 ao serviço da Rabobank e ficou até 2011, passando a representar a formação australiana Orica GreenEDGE de 2012 a 2015. Depois esteve quatro anos (2016 a 2019) na Rompoot de categoria Continental. Weening estava desempregado desde dezembro, tendo sido contactado por Luca Guercilena (Diretor Geral da Trek-Segafredo) em Fevereiro. Na altura, Weening disse que precisava de pelo menos um mês e meio a dois meses de treino para estar apto a competir no World Tour (o ciclista manteve-se sempre a treinar no Inverno, mesmo não tendo contrato assegurado com nenhuma equipa), e deveria estar neste momento a representar a Trek-Segafredo, caso o COVID-19 não tivesse aparecido.

No seu palmarés contabiliza 13 vitórias como profissional, destacando-se dois triunfos em etapa no Giro de Itália (vestiu a camisola rosa durante quatro etapas em 2011), um na Volta a França (em 2005) e vitórias à geral na Volta à Polónia e na Volta à Noruega, no Giro de Toscana, bem como etapas na Volta à Áustria (duas) e Volta à Suíça.

Após esta contratação, Pieter Weening passa a ser o quarto ciclista mais veterano do World Tour, atrás de Alejandro Valverde (Movistar), com 40 anos, Michael Albasini (Mitchelton-Scott) com 39 e Christian Knees (Team Ineos), também com 39.