comitium

NTT Pro Cycling procura patrocinador que viabilize continuar no pelotão em 2021

A equipa sul-africana confirmou que a NTT não vai renovar o seu contrato (que finaliza este ano).

NTT Pro Cycling procura patrocinador que viabilize continuar no pelotão em 2021
NTT Pro Cycling procura patrocinador que viabilize continuar no pelotão em 2021

O futuro da primeira equipa africana no World Tour está em risco. Segundo um comunicado enviado à nossa redação ontem à noite, a NTT Pro Cycling confirmou que está à procura de um novo patrocinador principal, dado que a empresa japonesa de telecomunicações NTT revelou que não renovará o seu contrato de patrocínio com a equipa.

O contrato termina no final deste ano - depois de seis anos de patrocínio (lembramos que antes chamava-se Dimension Data) -, pelo que a continuidade da equipa no pelotão em 2021 depende da chegada de um novo sponsor que ocupe o seu lugar.

A NTT Pro Cycling, que teve a ajuda de Bjarne Riis este ano, está há meses à procura de um novo patrocinador, mas a verdade é que os valores avultados necessários para patrocinar uma equipa World Tour e a incerteza económica não têm facilitado esta tarefa. Lembramos que também a CCC Team procura um novo patrocinador principal para poder continuar no pelotão World Tour em 2021.

A equipa surgiu em 2008 enquadrada na categoria Continental. Na altura tinha a designação MTN Energade Road Team. Em 2011 passou a denominar-se Team MTN Qhubeka e quatro anos depois deu o salto para o World Tour com o apoio da empresa de telecomunicações Dimension Data (atual NTT), que deu o nome à equipa sul-africana.

Ao longo da sua história a equipa ganhou 11 etapas em Grandes Voltas (sete no Tour, três na Vuelta e uma no Giro), além da Milão-San Remo de 2013.

O seu melhor ano no pelotão World Tour foi em 2016, temporada na qual obtiveram 32 vitórias, cinco delas na Volta a França (quatro com Mark Cavendish e uma com Steve Cummings). Nesse ano o sprinter britânico ganhou por sete vezes e Edvald Boasson Hagen por nove.

Nesta temporada a NTT Pro Cycling acumula sete vitórias, duas delas em provas World Tour (ambas através de Giacomo Nizzolo), bem como etapas no Tour Down Under e Paris Nice. Além disso, o italiano foi proclamado campeão nacional de estrada, e também somou triunfos por duas vezes o ciclista Max Walscheid, Ben O´Connor e Ryan Gibbons.