6 truques para subir melhor

Todos nós ambicionamos subir mais rápido e com menos desgaste possível. Existe algum segredo para isso acontecer? Sim, com muito trabalho e seguindo estes conselhos.
Yago Alcalde -
6 truques para subir melhor
6 truques para subir melhor

1. TREINAR NAS SUBIDAS:
Isto é lógico. Se queres melhorar o teu rendimento a subir, naturalmente tens de treinar as subidas. Pode ser aborrecido, mas na prática é o melhor conselho que te podemos dar e aquele que funciona melhor. Faz várias vezes a mesma subida e verás que melhorarás não só o tempo que demoras a percorrer a subida, como reduzirás o desgaste, devido às adaptações que o teu corpo terá (em termos de esforço).  

2. SELEÇÃO DAS SUBIDAS:
É provável que te adaptes melhor às subidas longas do que às curtas (com alta taxa de inclinação). Por isso, deves treinar mais este tipo de subidas, ou seja, aquelas onde sofres mais. Para melhorar em subidas longas, o melhor é fazer séries entre 10 e 20 minutos a um ritmo ligeiramente superior ao que levarias numa subida longa. No caso de te concentrares nas subidas mais curtas e inclinadas, é recomendável fazê-lo em forma de séries que durem entre 3 e 5 minutos a uma intensidade perto do máximo.  

3. SELEÇÃO DA DESMULTIPLICAÇÃO E DA CADÊNCIA ADEQUADA:
É importante selecionar corretamente uma desmultiplicação que permita levar uma cadência adequada, que deve estar entre as 70 e as 80 pedaladas por minuto como regra geral. É importante antecipar a subida ou descida de carretos ou cremalheira antes de começarem os esforços intensos e as rampas mais duras.  

4. SELEÇÃO DA INTENSIDADE ADEQUADA: É importante adequar a intensidade em função da duração da subida, já que uma forma muito simples de ficarmos para trás numa subida é começar a mesma com demasiado gasto energético. Quando isto acontece, a produção de lactato muscular será maior do que a que o organismo consegue reciclar, portanto teremos de baixar o ritmo. É preferível ir de menos a mais (em termos de aplicação de força).  

5. PERDER GORDURA CORPORAL: Esta é a forma mais efetiva de subir mais rápido, já que grande parte da força que realizamos sobre os pedais é destinada a "subir" o nosso peso pela montanha acima. Por cada quilograma que perdermos, estaremos a poupar 4 watts. Para termos uma ideia do que significam 4 watts, durante uma temporada de ciclismo conseguimos melhorar em regra 20 watts, ou seja, é equivalente a muitas horas de treino.  

6. ALIGEIRAR A BICICLETA: À custa da nossa carteira também podemos melhorar nas subidas se investirmos algum dinheiro a aligeirar a nossa bicicleta. O benefício é exatamente o mesmo que assinalámos com a perda de peso corporal.